5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Hoje é dia de conhecer novos dados sobre a evolução dos preços na Europa e nos EUA e também de ouvir o discurso de Janet Yellen, que vai falar sobre quais deve ser os objetivos da política monetária.

Esta quarta-feira, os investidores vão aguardar pelo discurso da presidente da Reserva Federal norte-americana, que vai dar pistas sobre qual será o rumo da política monetária. Por cá, o Tesouro volta ao mercado da dívida com dois leilões de Bilhetes do Tesouro e o ministro das Finanças volta a ser ouvido pelos deputados, desta vez para explicar mais detalhes sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.

Quem é que continua na agenda? A Caixa, com certeza

Mais uma audição da Caixa Geral de Depósitos. Mário Centeno, ministro das Finanças, volta esta manhã ao Parlamento para falar, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, sobre o plano de reestruturação do banco público. Isto numa altura em que a primeira fase da recapitalização da CGD já foi concluída e implicou um aumento de capital de 1,4 mil milhões de euros.

Os preços, na Europa e nos EUA

Hoje é dia de conhecer a evolução dos preços na zona euro e nos Estados Unidos. O Eurostat publica índice harmonizado de preços no consumidor, relativo a dezembro. Também as autoridades norte-americanas vão divulgar o índice de preços no consumidor relativos a dezembro. Os dados vão permitir fazer o balanço no conjunto do 2016, numa altura em que este indicador é uma das principais dores de cabeça para a economia europeia e norte-americana. A inflação na zona euro ficou-se pelos 0,6% em 2016, valor que, apesar de representar a maior subida desde 2012, fica muito aquém dos 2% que são o objetivo do Banco Central Europeu. Ainda no campo das estatísticas, destaque para os dados do Emprego Trimestral que a OCDE vai divulgar e para a síntese económica de conjuntura do Instituto Nacional de Estatística.

Janet Yellen dá pistas sobre a (nova) política monetária

A Reserva Federal norte-americana está a voltar à “normalização” da política monetária. Subiu os juros no ano passado e promete continuar a subir em 2017 e 2018, apoiada nas expectativas positivas para a evolução da inflação e do mercado de trabalho. Esta quarta-feira, pelas 20h00 (hora de Lisboa), Janet Yellen vai dar novas pistas sobre a direção que a política monetária vai tomar, com um discurso sobre “Os objetivos da política monetária e como persegui-los”. Também esta tarde, sai o primeiro Livro Bege do ano, o relatório em que a Fed faz o diagnóstico da situação económica dos Estados Unidos.

Atenção aos juros. Tesouro volta ao mercado da dívida

O IGCP, agência que faz a gestão da dívida pública portuguesa, volta hoje ao mercado da dívida para realizar dois leilões de Bilhetes do Tesouro, com maturidades em julho de 2017 e janeiro de 2019. O Tesouro espera colocar um montante entre os 1.250 milhões e os 1.500 milhões de euros. Portugal estreia-se, assim, nos leilões de curto prazo, numa altura em que os juros da dívida soberana se mantêm abaixo dos 4%, barreira psicológica que ultrapassaram no início deste mês.

Goldman Sachs e Citigroup divulgam resultados

A banca norte-americana presta contas. Depois do Bank of America, do JPMorgan Chase e do Wells Fargo, é a vez de o Goldman Sachs e o Citigroup apresentarem os resultados do último trimestre do ano passado. Os analistas antecipam evoluções positivas em ambos os bancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião