CaixaBI: BPI terá registado lucros de 266 milhões em 2016

BPI apresenta resultados no dia 26. Analistas do CaixaBI estimam que o banco liderado por Fernando Ulrich tenha registado uma subida de lucros de 266 milhões de euros em 2016.

O BPI deverá ter registado uma subida de 12,7% dos lucros para 266,4 milhões de euros em 2016, um resultado impulsionado pelo crescimento de 13,6% da margem financeira para 753,8 milhões de euros, segundo uma estimativa do CaixaBI.

O banco liderado por Fernando Ulrich prepara-se para apresentar contas do ano passado no dia 26 de janeiro, numa altura em que é alvo de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) da parte do CaixaBank. O grupo catalão oferece 1,134 euros por cada ação que ainda não detém.

Para o CaixaBI, o negócio do BPI deverá ter beneficiado da queda dos custos dos depósitos, o que lhe permitiu melhorar a margem financeira — a diferença entre os juros pagos nos depósitos e os recebidos nos empréstimos.

“A margem financeira doméstica vai continuar a beneficiar da queda dos custos dos depósitos com a média do spread sobre os novos depósitos pagos pelo BPI em setembro a situar-se apenas 0,2% acima da Euribor. Isto é o equivalente a uma média de taxa de juro de 0% que o BPI pagou nos depósitos originados em setembro”, diz o banco de investimento.

Em relação ao trimestre, o lucro terá ficado nos 83,3 milhões de euros, representando uma queda de 2,4% face aos resultados do trimestre de 2015.

As ações do BPI valorizaram 0,44% para 1,133 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBI: BPI terá registado lucros de 266 milhões em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião