Euronext oferece 510 milhões pela Clearnet

Dona da gestora da bolsa de Lisboa oferece mais de 500 milhões de euros para comprar a câmara de compensação Clearnet, uma operação que se encontra sujeita à aprovação de Bruxelas.

A Euronext, dona da gestora da bolsa de Lisboa, está a oferecer 510 milhões de euros em numerário para comprar a LCH.Clearnet, a câmara de compensação e liquidação que atua como garante do cumprimento de uma transação financeira entre duas partes.

A London Stock Exchange (LSE) e o LCH Group estão em conversações exclusivas com a Euronext para a venda daquela câmara de compensação, uma operação que continua dependente do aval da Comissão Europeia.

De acordo com a Bloomberg, a LSE propõe a venda da Clearnet à Euronext, por estar à espera de autorização de Bruxelas para avançar com a fusão com a Deutsche Börse, num negócio avaliado em 24 mil milhões de euros.

A LCH.Clearnet é uma instituição de crédito de direito francês que oferece serviços de câmara de compensação e contraparte central para as operações no mercado de capitais nacional, assegurando que todas as operações de mercado são cumpridas e liquidadas, evitando situações de incumprimento. Por exemplo, é esta entidade que determina a margem que exige aos investidores quando são dados títulos de dívida portuguesa como garantia para negociações que a Clearnet certifica.

PUB

Comentários ({{ total }})

Euronext oferece 510 milhões pela Clearnet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião