5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A comissão de inquérito à CGD, bem como dados económicos nos dois lados do Atlântico vão marcar o dia de hoje. Investidores devem ainda estar atentos ao rumo das cotações do petróleo.

Em Portugal, o dia de hoje é marcado pelo retomar da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, sendo que em seis meses apenas foram ouvidos sete envolvidos na gestão do banco público. Os dados económicos tanto a nível nacional como internacional também vão estar em destaque, podendo dar mais indicações sobre o rumo das economias. Esta terça-feira deverá ser também assinalada pelo regresso da normalidade dos mercados que estiveram encerrados para a época festiva.

Novela da Caixa regressa ao Parlamento

Hoje é dia de dar continuidade à novela em torno da Caixa Geral de Depósitos, com a realização da primeira sessão de 2017 da comissão de inquérito ao banco público e à sua gestão. Hoje será a vez de os deputados ouvirem e interpelarem António José Fernandes de Sousa, na qualidade de antigo Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos. A sessão tem hora de arranque marcada para as 15 horas.

Empresas e consumidores mais confiantes?

Esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística divulga o resultado do inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores relativo a dezembro. Estes dados permitem avaliar a confiança dos empresários e dos consumidores, o que poderá ter implicações tanto no investimento das empresas como no consumo das famílias. De salientar que em novembro, e pelo terceiro mês consecutivo, a confiança dos consumidores portugueses deu sinais de melhoria. No mesmo período, também a confiança dos empresários relativamente à economia nacional melhorou, mas pelo segundo mês consecutivo.

Como vai o emprego e a inflação do motor da Europa?

O arranque do dia de hoje será marcado pela divulgação de dados que permitem avaliar a saúde da economia do Velho Continente: mais em concreto do motor da Europa. Na Alemanha serão conhecidos dados sobre a taxa de desemprego, mas também da inflação. As estimativas da Bloomberg, apontam para que a taxa de desemprego tenha situado nos 6%, em dezembro, em linha com o valor do mês precedente. Já a inflação deverá ter-se situado nos 1,4%, no último mês de 2016, o que compara com os 0,8% registados no período homólogo de 2015. Ou seja, dando mais um passo rumo ao objetivo do BCE.

Dados sobre a maior economia do mundo

A maior economia do mundo volta a ser testada, após a segunda subida de juros num ano. A Markit vai apresentar o índice de gestores de compras para o setor industrial dos EUA. Será também conhecida a leitura para a produção industrial norte-americana referente ao mês de dezembro. Economistas consultados preveem uma melhoria para um máximo de quase dois anos, indicando que as fábricas começam a recuperar.

Produção de petróleo cortada. E o rumo das cotações?

Desde o dia 1 de janeiro que entrou em vigor o plano de cortar em 1,2 milhões de barris de petróleo por dia. Já no final de 2016 os preços dispararam em antecipação à menor oferta no mercado, permitindo uma subida de quase 50% nas cotações no total do ano. Qual será a tendência neste início de ano? Pela primeira vez em 2017, o “ouro negro” volta hoje a ser negociado nos mercados internacionais. A sessão desta terça-feira marca ainda o regresso da generalidade dos mercados acionistas à negociação. O Japão é a única exceção, devido a feriado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião