Merkel vai recandidatar-se, diz membro do partido

Norbert Roettgen, um peso pesado da União Democrática Cristã, avançou que Angela Merkel vai concorrer para o quarto mandato nas eleições de 2017.

Um peso pesado da União Democrática Cristã garantiu à CNN que Angela Merkel vai recandidatar-se. As eleições para o Governo alemão acontecem no próximo ano e, neste momento, há uma candidata emergente: Frauke Petry, líder do controverso partido Alternativa pela Alemanha.

“Ela vai concorrer a chanceler”, afirmou Norbert Roettgen, ex-ministro do Ambiente (2009-2012) de Merkel, em entrevista ao jornalista norte-americano Frederik Pleitgen. Atualmente Roettgen é o presidente do Comité de Assuntos Internacionais do parlamento alemão.

Angela Merkel está absolutamente determinada, com vontade e preparada para contribuir para reforçar a ordem liberal internacional.

Norbert Roettgen

Ex-ministro do Ambiente alemão

“Angela Merkel está absolutamente determinada, com vontade e preparada para contribuir para reforçar a ordem liberal internacional”, disse Norbert Roettgen. “Mas não podemos ver a Alemanha ou a chanceler como ‘o último homem em pé’. Isto só vai funcionar com a ajuda da Europa”, considerou.

Caso seja eleita, este será o quarto mandato de Angela Merkel à frente da Alemanha. Para Roettgen, Merkel vai ser “uma líder responsável”, mas é preciso a contribuição de todos os líderes, incluindo os Estados Unidos da América de Donald Trump. Norbert Roettgen afirmou que é necessário “reintegrar” o ocidente e não “desintegrar”.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merkel vai recandidatar-se, diz membro do partido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião