SIBS e Euronet em negociações. Fim das comissões nos levantamentos à vista?

  • ECO
  • 6 Setembro 2018

A empresa que gere o Multibanco diz estar em negociações com a Euronet com vista a encontrarem "modelos de colaboração". Em causa poderá estar o fim das comissões nos levantamentos na Euronet.

A cobrança de comissões na utilização de cartões duais na rede Euronet poderá vir a acabar. O Público (acesso condicionado) avança que a Euronet está em conversações com a SIBS de forma a evitar que alguns cartões duais (simultaneamente de débito e de crédito) assumam apenas a opção de levantamento a crédito, o que implica o pagamento comissões.

Foi no final de julho que a polémica em torno da cobrança de comissões pela utilização de cartões duais na rede Euronet estalou. Na altura, a rede esclareceu que em Portugal, os cartões de dupla funcionalidade (crédito e débito) são emitidos e reconhecidos como cartões de crédito “pelos formatos de cartões internacionais”, razão que justificava a cobrança pelos bancos de comissões na utilização deste tipo de cartões, o que estava a surpreender muitos consumidores.

Na altura, a Euronet disse que para que essa situação não acontecesse seria necessário que os ATM da sua rede estivessem conectados aos da rede Multibanco, adiantando ainda já ter feito pedidos nesse sentido que não foram correspondidos pela SIBS. Em reação, a empresa que gere a rede Multibanco negou a existência deste tipo de pedido.

A SIBS confirma agora “a existência, atualmente, de conversações com a Euronet no sentido de se estudarem possíveis modelos de colaboração”, segundo avança o Público, nesta quinta-feira. Mas não é concretizado com mais pormenor o que está a ser negociado.

O ECO contactou fonte oficial da Euronet com vista a confirmar se de facto aquilo que está a ser negociado é ou não uma eventual ligação da sua rede à da SIBS e a possibilidade de a cobrança das comissões nos cartões duais ter um fim à vista. É aguardada ainda uma reação da empresa.

Entretanto, em resposta ao ECO, a SIBS adiantou que a “Euronet deu início ao seu processo” para aderir ao Scheme MB, mecanismo que “permite que os cartões com a marca MB realizem levantamentos de dinheiro e o pagamento de compras nos terminais aceitantes nas mesmas condições em toda a Zona Euro”. Segundo a SIBS, esse “processo está a decorrer de forma regular”.

(Notícia atualizada às 19h06 com informação disponibilizada pela SIBS)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SIBS e Euronet em negociações. Fim das comissões nos levantamentos à vista?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião