Portugal entre os que mais empregam em plataformas como Uber e Airbnb

  • ECO
  • 23 Julho 2018

Em Portugal, 10,6% da população adulta empregada está em negócios assentes em plataformas digitais. Ranking é liderado pelo Reino Unido.

Portugal está entre os países que mais empregam em plataformas como Uber, Airbnb ou Fork. A notícia é avançada na edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, e cita um estudo pioneiro do Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia, que dá conta de que, em Portugal, o peso do emprego gerado direta e indiretamente por negócios de plataformas digitais deverá ser já um dos mais elevados num conjunto de 14 países, ao totalizar 11% do total.

Segundo este estudo, 10,6% da população adulta em Portugal poderá ter uma dependência financeira relevante deste tipo de atividades. É que para além de plataformas como a Uber, Glovo, Cabify, Booking, Airbnb, o estudo envolve também centros de contacto e retalhistas comerciais com presença virtual. A estatística, para além de contar com quem emprega diretamente os seus trabalhadores conta ainda com quem usa a plataforma e ganha dinheiro com isso, como é o caso dos proprietários de alojamentos locais.

Ainda segundo o documento, o ranking é liderado pelo Reino Unido com 12%. Outros países com valores relativamente elevados são a Alemanha, Países Baixos, Espanha, Portugal e Itália.

Quanto ao perfil dos trabalhadores, os investigadores consideram “trabalhadores principais das plataformas aqueles que ganham 50% ou mais do seu rendimento através das plataformas e/ou trabalho prestado via plataformas e durante mais de 20 horas semanais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os que mais empregam em plataformas como Uber e Airbnb

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião