Farfetch compra agência chinesa de marketing digital. Pisca o olho ao WeChat

A Farfetch comprou a CuriosityChina, uma agência chinesa de marketing digital. A empresa vai ajudar José Neves a expandir a pegada da Farfetch na China, vendendo artigos de luxo na aplicação WeChat.

A Farfetch comprou a CuriosityChina, uma agência chinesa de marketing digital que passará a estar integrada na empresa liderada pelo português José Neves. O montante da compra não foi revelado. Segundo a Bloomberg (acesso condicionado), a empresa deverá ajudar a Farfetch a expandir a venda de artigos de luxo no serviço de mensagens chinês WeChat, que conta com mais de mil milhões de utilizadores na China.

A compra da tecnológica chinesa surge pouco mais de um ano depois de a empresa de comércio eletrónico JD.com, com sede na China, ter investido 356 milhões de euros na Farfetch. Desde então, a loja online de artigos de luxo tem vindo expandir a sua pegada no mercado chinês, numa altura em que se adensam os rumores de que a empresa estará a preparar também uma entrada em bolsa.

A homepage da Farfetch na China.

Num comunicado, a Farfetch confirma a operação e explica que a CuriosityChina tem uma “lista crescente de clientes de mais de 80 marcas e empresas”. Para a empresa liderada por José Neves, a agência agora adquirida vai ajudar a Farfetch a “expandir para a China ou a chegar a potenciais clientes chineses que estão a ir para outros mercados”.

Segundo a Bloomberg, as boutiques que usam a plataforma da Farfetch vão poder criar lojas próprias no WeChat, mas a Farfetch também poderá vender artigos de luxo diretamente no seu próprio canal na aplicação.

Plataformas como o Facebook estão impedidas de operar na China, pelo que o WeChat é a aplicação de preferência que reúne muito do que a população pode fazer na internet. Apesar de ser um serviço de chat, a app permite fazer compras e pagamentos, chamar táxis ou mesmo encomendar uma pizza. É um conceito diferente do ocidente: enquanto na Europa e nos EUA os utilizadores tendem a usar diferentes aplicações para diferentes tarefas, na China a maioria dos serviços estão concentrados num único marketplace.

Esta abrangência é reconhecida por Giorgio Belloli, administrador comercial e de sustentabilidade da Farfetch, que disse recentemente numa entrevista que “praticamente tudo na China acontece no WeChat”. “Há anos que mantemos conversações com marcas de luxo e em todas as reuniões perguntam-nos sobre a China”, acrescentou.

Num comunicado sobre a compra da agência chinesa, Giorgio Belloli explica a lógica desta aquisição: “A solução que podemos oferecer agora às marcas de luxo dá-lhes a combinação invejável de poderem manter a independência e a personalidade da marca e, ao mesmo tempo, beneficiar das potencialidades únicas do marketing digital, alavancadas pelo poder da plataforma da Farfetch e pelo extenso conhecimento da CuriosuityChina”. Judy Liu, cofundador da CuriosityChina, vai ser diretor-geral da empresa no mercado chinês.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h44)

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