BPI vê lucros do BCP a disparar. Prevê resultados líquidos de 150 milhões no semestre

O BCP vai apresentar resultados na próxima semana. O BPI antecipa um forte crescimento dos lucros, tanto no trimestre como no semestre. Aponta para um aumento de 60%.

O Banco Comercial Português (BCP) terá tido um trimestre muito positivo. O BPI estima que o banco ainda liderado por Nuno Amado apresente um resultado líquido de 58 milhões nos três meses terminados em junho, apontando para lucros de quase 150 milhões no acumulados dos primeiros seis meses do ano. É um aumento de 60%.

Numa nota de investimento, obtida pelo ECO, o banco de investimento da instituição liderada por Pablo Forero antecipa um crescimento dos resultados líquidos de 46% numa base trimestral, em comparação com o segundo trimestre do ano passado. Este valor deverá elevar para 144 milhões os lucros no acumulado do ano, valor que compara com os 90 milhões na primeira metade de 2017.

Para este crescimento deverá contribuir a evolução positiva da margem financeira, que terá crescido 1% no semestre para um valor de 1.057 milhões de euros “suportada essencialmente pela atividade internacional, já que em Portugal deverá manter-se estável”. Mas o BPI aponta também para as menores provisões. Estima uma quebra de 28% nas provisões realizadas pelo banco que terá conseguido reduzir a exposição ao malparado em 23%.

Os custos, por seu lado, deverão ter aumentado. Não só os custos com pessoal, que o banco de investimento estima que tenham crescido em 7%. O banco ainda liderado por Nuno Amado — Miguel Maya aguarda a luz verde do BCE — registará um aumento dos encargos com pessoal, mas também será penalizado pela contribuição de 21 milhões de euros para o Fundo de resolução.

Apesar da evolução positiva das contas, o BPI estima que o rácio de capital Core Equity Tier 1 tenha encolhido. Terá, segundo o banco de investimento, descido em duas décimas, para 11,6%, contra os 11,8%. O BPI estima que a desvalorização da carteira de dívida portuguesa tenha tido um impacto negativo de 17 pontos base.

(Notícia atualizada às 10h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI vê lucros do BCP a disparar. Prevê resultados líquidos de 150 milhões no semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião