Holdimo pede ao Tribunal destituição de Bruno de Carvalho

A Holdimo, que controla quase 30% da SAD, intentou no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa um processo de destituição de órgãos sociais da SAD. E pede a nomeação de três administradores provisórios.

Num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta madrugada, a SAD do Sporting diz que a Holdimo, empresa do angolano Álvaro Sobrinho, “intentou, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa – Juízo de Comércio de Lisboa, contra o presidente do conselho de administração Bruno de Carvalho e os administradores, Carlos Vieira e Rui Caeiro, um processo especial de destituição de órgãos sociais”.

Álvaro Sobrinho pediu a suspensão imediata dos gestores de funções e ainda que fossem nomeados “três administradores provisórios”.

Na comunicação que faz ao mercado, a SAD diz que a Holdimo requereu ao Tribunal que a suspensão de Bruno de Carvalho “fosse decretada sem audiência prévia dos requeridos, pedido este que foi indeferido pelo tribunal, estando, por isso, nos termos da lei processual, a correr prazo para a contestação”.

A Holdimo é o segundo maior acionista da SAD do Sporting, com 29,851% do capital, e é detida pelo angolano Álvaro Madaleno Sobrinho. O restante capital da SAD é detido pelo Sporting Clube de Portugal que controla, direta e indiretamente, 63,956% da sociedade. Joaquim Oliveira detém 3,186% da SAD, sendo que há um valor residual, de cerca de 3%, que está disperso em bolsa.

Este pedido de destituição de Álvaro Sobrinho para a SAD acontece numa altura de grande turbulência também a nível do Sporting Clube de Portugal. Para esta semana, no dia 23, está agendada uma assembleia geral do clube com o objetivo de destituir o conselho diretivo. Bruno de Carvalho é, simultaneamente, presidente da SAD e do conselho diretivo do clube.

Esta madrugada, também em comunicado à CMVM, a SAD do Sporting veio informar que a auditora PWC alertou que as rescisões dos jogadores “mais valiosos” do plantel são uma “ameaça concreta em relação à continuidade das operações da Sporting SAD”.

(Notícia atualizada às 7h02 com a estrutura acionista da SAD).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Holdimo pede ao Tribunal destituição de Bruno de Carvalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião