Justiça dos EUA investiga manipulação do preço da bitcoin. Futuros na mira das autoridades

As autoridades norte-americanas abriram uma investigação para apurar se houve ou não manipulação do preço da bitcoin. Entidade que regula os futuros da criptomoeda está envolvida no processo.

As autoridades norte-americanas abriram uma investigação criminal para apurar se houve manipulação do valor da bitcoin, a conhecida criptomoeda que multiplicou por 11 o seu valor no ano passado. A investigação está a ser levada a cabo pelo Departamento de Justiça e pela Commodity Futures Trading Comission, a entidade que regula os produtos financeiros derivados ligados à bitcoin, avançou a Bloomberg (acesso condicionado).

Reguladores e outras entidades oficiais de vários países, incluindo Portugal, têm olhado atentamente para o fenómeno das moedas virtuais. Teme-se que o elevado risco associado às criptomoedas, que são caracterizadas pela alta volatilidade, se transfira para a economia de uma forma mais global e provoque ondas de choque que venham a abalar o sistema financeiro.

Apesar de não existir legislação que regule estes novos ativos virtuais, e do facto de as transações permitirem o anonimato dos investidores, é possível que esta investigação esteja relacionada com o facto de já existirem produtos financeiros regulados associados à bitcoin. É o caso dos futuros, que foram lançados no final do ano passado, através dos quais os investidores “apostam” no valor da criptomoeda, mas em dólares. Ou seja, manipulando o preço de um ativo não regulado (como a bitcoin) está-se, de certo modo, a manipular um mercado regulado (como o dos futuros), uma vez que os preços estão diretamente ligados.

Em causa poderão estar práticas de manipulação dos mercados financeiros, tais como o spoofing. Investidores poderão ter inundado o mercado com falsas ofertas ou pedidos de compra que terão sido rapidamente cancelados, gerando uma ilusão em torno da oferta ou da procura por estas moedas, o que poderá ter mexido com o valor da bitcoin.

A propensão para a fraude em torno das criptomoedas é algo bem conhecido. Com a popularidade deste fenómeno a aumentar de dia para dia, são inúmeras as ofertas fraudulentas que surgem nas redes sociais ou em grupos privados de chat em aplicações como o Telegram. Em relação à manipulação de preços, uma prática muito comum nestes mercados, sobretudo com criptomoedas com menor liquidez, é o pump and dump: milhares de investidores juntam-se para acelerar o preço de um ativo e, de forma coordenada, vendem-no, fazendo colapsar o preço e arrecadando as mais-valias.

Após a notícia da Bloomberg, o valor da bitcoin já cai 3% para 7.409 dólares. É uma queda de 20% face ao pico deste ano, registado a 4 de maio, calcula a agência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Justiça dos EUA investiga manipulação do preço da bitcoin. Futuros na mira das autoridades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião