Foi o pior arranque de ano de sempre para a bitcoin

A bitcoin nunca antes tinha desvalorizado tanto nos primeiros três meses de um ano. Entre janeiro e março, a conhecida moeda digital perdeu metade do seu valor, depois do forte desempenho de 2017.

O valor da bitcoin caiu mais de 50% nos primeiros três meses deste ano. Foi o pior arranque de ano de sempre para a moeda virtual e o segundo pior trimestre da história para a popular moeda virtual, de acordo com dados recolhidos pelo site especializado CoinDesk. A tendência é de correção depois do forte desempenho registado no ano passado.

A bitcoin entrou em 2018 a valer cerca de 13.880 dólares, depois de um ano em que multiplicou por 11 o seu valor e chegou a namorar máximos de 20.000 dólares. Ao final de março desde ano, o preço da moeda já tinha caído para perto de 6.928 dólares. Durante os primeiros três meses do ano, o mínimo atingido foi de 6.850 dólares, segundo dados da Reuters consultados pelo ECO.

Desempenho da bitcoin no primeiro trimestre

Fonte: CoinDesk

A perda de metade do valor da bitcoin entre janeiro e março compara com o terceiro trimestre de 2011, o pior de sempre para a criptomoeda. Nesse período, perdeu cerca de 68% do valor, tendo como referência o dólar.

Como refere o CoinDesk, desde 2013 até 2018, a bitcoin só registou ganhos acumulados em apenas dois dos seis trimestres: em 2013 (avançou 588%) e em 2017 (avançou 11,52%). Todos os restantes foram de perdas, entre cerca de 3% (em 2016) e 50% (este ano), o que mostra que os primeiros três meses de um ano costumam não trazer boas notícias para quem arrisca comprar este ativo digital.

A trajetória de correção da bitcoin não tem sido uma surpresa para os investidores mais experientes nos mercados de risco, depois do rally sem precedentes a que se assistiu no ano passado. Terá sido, em parte, desencadeada pelo aumento da pressão regulatória em vários países mas, sobretudo, na China e na Coreia do Sul — dois dos principais mercados da bitcoin. Também as principais redes sociais decidiram banir todos os anúncios relacionados com criptomoedas.

Neste mês de abril, o valor da bitcoin tem vindo a recuperar ligeiramente, para um valor acima da fasquia dos 7.000 dólares. Ainda assim, esta quarta-feira a moeda digital desvaloriza 4,53% para cerca de 7.066,42 dólares cada moeda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foi o pior arranque de ano de sempre para a bitcoin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião