Unidade dos chineses da CEFC falha pagamento de dívida

  • Rita Atalaia
  • 21 Maio 2018

Depois de terem falhado a compra da Partex à Gulbenkian e do Montepio Seguros à Associação Mutualista, uma unidade da CEFC falhou agora o pagamento de 313 milhões de dívida.

A CEFC China Energy continua a dar sinais de alerta. Depois de os chineses terem falhado a compra da Partex à Gulbenkian e do Montepio Seguros à Associação Mutualista, foi agora a vez de uma unidade do conglomerado falhar o pagamento de uma dívida de dois mil milhões de yuans (ou 313 milhões de dólares).

Numa altura em que os defaults no mercado de obrigações onshore da China aumentam, a CEFC Shanghai International Group, unidade dos chineses da CEFC China Energy, vem engrossar o lote de empresas que falham os pagamentos. Não foi capaz de cumprir as suas obrigações esta segunda-feira. Segundo a Bloomberg, a empresa já disse que vai tentar pagar os 313 milhões de dólares em dívida dentro dos próximos seis meses.

Há dois anos que a empresa depende muito da emissão de obrigações para se financiar. Contudo, as taxas de juro dispararam desde que o chairman da empresa, Ye Jianming, começou a ser investigado, o que afastou a CEFC China Energy do mercado de dívida. Segundo a CEFC Shanghai International Group, o facto de Ye Jianming ter falhado “as suas responsabilidades” teve um grande impacto nas operações da empresa. Contactados pela Bloomberg, tanto a unidade como a casa-mãe não responderam.

Este pagamento falhou depois de outros negócios com os chineses terem ficado pelo caminho. Foi o caso da Partex, da Fundação Calouste Gulbenkian, devido à “incapacidade desta empresa [CEFC] em esclarecer cabalmente” a sua situação, disse a fundação. Pouco tempo depois, o regulador dos seguros chumbou a compra do Montepio Seguros, da Associação Mutualista, à CEFC, por “considerar não instruída a comunicação prévia” do negócio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unidade dos chineses da CEFC falha pagamento de dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião