Juros da dívida castigam Wall Street. Tecnológicas afundam

  • Juliana Nogueira Santos
  • 24 Abril 2018

A yield a dez anos ultrapassou a barreira dos 3%, algo que já não acontecia há quatro anos. As tecnológicas também não deram a mão a Wall Street

Foi um bom começo de sessão para Wall Street, com o otimismo dos investidores em torno dos resultados das empresas a puxar pelos principais índices bolsistas norte-americanos. No entanto, a pressão dos juros da dívida, mas também das tecnológicas, acabou por inverter a tendência. Houve quedas de 2%.

A taxa de juro da dívida norte-americana a dez anos superou a barreira psicológica dos 3%, um máximo desde janeiro de 2014 — é quase o dobro da taxa a dez anos de Portugal. A última vez que tal aconteceu assistiu-se a um sell off nos índices mundiais. Ao mesmo tempo, no mercado petrolífero, o preço do barril afundou mais de 75%.

Esta subida expressiva dos juros da dívida norte-americana acontece perante receios de que a inflação leve a Fed a acelerar o ritmo de subida da taxa diretora. Sob a nova liderança de Jerome Powell, a Fed procurará abrandar o ritmo de subida dos preços com subidas graduais dos juros — estão previstas três subidas em 2018 –, mas há receios de que possam não ser suficientes.

A yield das obrigações a dez anos acabou por condicionar a negociação num dia em que os resultados das empresas também não agradaram aos investidores. Se a Caterpillar e a Alphabet avançavam no início da sessão, após os seus resultados terem superado as expectativas dos analistas, o mesmo não aconteceu no fecho. As ações da CAT caíram 6,09% para 144,33 dólares, enquanto as da casa-mãe da Google perderam 5,12% para 1.018,81 dólares.

"A subida da yield das obrigações dos EUA já pressiona os títulos em geral, mas quando combinada com a debilidade das cotações das FAANG temos um dia muito difícil nos mercados.”

Michael James

Analista

Quando olhamos para os índices, a pressão é clara. O industrial Dow Jones terminou a sessão a desvalorizar 1,75% para 24.024,13 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 1,34% para 2.634,52 pontos. O tecnológico Nasdaq registou uma queda de 1,70% para 7.007,35 pontos.

“A subida da yield das obrigações dos EUA já pressiona os títulos em geral, mas quando combinada com a debilidade das cotações das FAANG temos um dia muito difícil nos mercados.”, afirmou Michael James, analista da Wedbush Securities, à Reuters.

As FAANG — Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google — registaram quedas acentuadas. O Facebook caiu 3,78% para 159,57 dólares, após notícias que dão conta que, para além dos dados pessoais dos utilizadores, a empresa mantém guardados dados como o número de segurança social e outros elemento identitários. Já a Apple perdeu 1,51% para 162,72 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida castigam Wall Street. Tecnológicas afundam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião