Economista italiano Tito Boeri é o primeiro convidado de Centeno no Eurogrupo

  • Lusa
  • 22 Abril 2018

Já é conhecido o nome do primeiro convidado externo de Mário Centeno enquanto presidente do Eurogrupo. É o economista italiano Tito Boeri, presidente da administração da Segurança Social.

Tito Boeri, economista italiano, é o primeiro convidado de Mário Centeno enquanto presidente do Eurogrupo.Wikimedia Commons

O economista italiano Tito Boeri é o primeiro convidado pelo presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, para participar nestas reuniões de ministros das Finanças do euro, fazendo na sexta-feira uma apresentação sobre a dinâmica salarial. Segundo disse à Lusa um porta-voz do presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, a apresentação do economista italiano vai focar-se no papel dos salários como mecanismo de ajustamento macroeconómico no quadro de uma união monetária, como é a da zona euro, mas também enquanto instrumento para assegurar que o crescimento na fase de recuperação é inclusivo.

Tito Boeri, de 59 anos, é um economista italiano e presidente da administração da Segurança Social, tendo sido professor de Economia na Universidade de Bocconi, em Milão, e na London School of Economics.

Este tema da dinâmica salarial já estava definido no plano de trabalho de Centeno para o primeiro semestre enquanto presidente do Eurogrupo, mas só agora ficou a saber-se quem seria o primeiro convidado, que, depois de uma apresentação de cerca de 15 minutos, deixará os ministros das finanças da zona euro a debaterem o tema durante a reunião que vão manter na capital da Bulgária, Sófia.

O ministro das Finanças de Portugal decidiu abrir as discussões sobre temas específicos, geralmente preparadas por técnicos internos, à sociedade, convidando personalidades externas, nomeadamente académicas ou com experiência reconhecida na área, para apresentar os assuntos ao Eurogrupo.

Na entrevista que deu à Lusa a propósito dos 100 dias à frente do Eurogrupo, que se assinalaram no sábado, Mário Centeno já tinha abordado esta questão, inserindo-a na “dinâmica distinta de funcionamento” deste grupo que junta os ministros das Finanças dos países da zona euro. “Há propostas que tínhamos feito, por exemplo quanto ao funcionamento do Eurogrupo, de convidar académicos relevantes para trabalhar e fazer apresentações nas reuniões, e isso vai começar já este mês”, disse então o governante português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economista italiano Tito Boeri é o primeiro convidado de Centeno no Eurogrupo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião