5 coisas que vão marcar o dia

  • Juliana Nogueira Santos
  • 18 Abril 2018

António Costa no plenário e Carlos Costa na COFMA. Nos Estados Unidos, chega o Livro Bege da Fed. Tudo esta quarta-feira.

António Costa entra no plenário para falar de “políticas económicas e sociais”, enquanto Carlos Costa entra na Comissão de Orçamento e Finanças para explicar a possibilidade de uma nova injeção de capitais do Estado no Novo Banco. Lá fora, a Reserva Federal apresenta o Livro Bege, num cenário económico de crescimento.

Carlos Costa explica nova injeção no Novo Banco

Após ter sido conhecido o relatório da Comissão Europeia, que dava conta de que o Estado ainda poderá ter de injetar mais capital no Novo Banco, o governador do Banco de Portugal vai à Comissão de Orçamento e Finanças explicar esta conclusão. Segundo Bruxelas, esta via para garantir a solidez do banco terá de ser utilizada caso os dois mecanismos já existentes para assegurar os rácios de capital do banco falhem.

Fala-se de descentralização e fundos comunitários no debate quinzenal

Esta quarta-feira é dia de debate quinzenal. O primeiro-ministro vai estar na Assembleia da República para falar de “políticas económicas e sociais”, no mesmo dia em que Governo e PSD vão assinar os acordos sobre a descentralização e os fundos comunitários. A marcar a agenda do debate estará também o Programa de Estabilidade apresentado na passada sexta-feira e o projeto de resolução que o Bloco vai apresentar para manter o défice de 2017 em 1,1% e não 0,7% como é previsto no Programa de Estabilidade.

Acionistas do CTT votam dividendo de 38 cêntimos

Os acionistas dos CTT juntam-se em assembleia geral para discutir, entre outros assuntos o dividendo que vai ser entregue. A empresa postal fechou o ano de 2017 com uma queda histórica dos lucros: 56% para 27,3 milhões de euros. No entanto, propôs-se a dar 208,8% do lucro, o que representa um pagamento de 38 cêntimos por ação. A empresa tem sido castigada em bolsa, tendo vindo a bater mínimos históricos consecutivos desde a semana passada.

Portugal vai aos mercados. Quer 1,25 mil milhões

O IGCP vai esta quarta-feira aos mercados para emitir dívida de curto prazo. O objetivo da instituição liderada por Cristina Casalinho será atingir um financiamento de até 1,25 mil milhões, com Bilhetes do Tesouro a três e 11 meses. O Governo deu autorização à agência que gere a dívida pública para emitir, este ano, um total de 17 mil milhões de euros em títulos deste tipo.

Fed divulga Livro Bege

A Reserva Federal norte-americana vai apresentar o seu Livro Bege, em que dá conta da saúde da economia de cada um dos estados, extrapolando depois para nível nacional. Ainda assim, as minutas, divulgadas na passada semana, já dão a perceber o que virá escrito no documento. Na primeira reunião de Powell, todos os responsáveis federais consideraram que a economia vai crescer de uma forma mais acelerada nos próximos meses e que a inflação também deverá acompanhar este movimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião