5 coisas que vão marcar o dia

  • Rita Atalaia
  • 22 Março 2018

Por cá, será lançada a primeira associação de investimentos em moedas virtuais. Lá fora, o foco vira-se para o Conselho Europeu, mas também para a nomeação de De Guindos como vice-presidente do BCE.

Por cá, a nova direção da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal toma posse, com João Vieira Lopes a assumir novamente a presidência da entidade. Será ainda lançada a primeira associação de investimentos em moedas virtuais. Lá fora, o foco vira-se para o Conselho Europeu, onde o Brexit estará em cima da mesa, mas também para o Banco Central Europeu. Luis de Guindos será nomeado para vice-presidente do banco liderado por Mario Draghi, substituindo o português Vítor Constâncio.

Brexit em cima da mesa do Conselho Europeu

É esta quinta-feira que arranca a reunião de Chefes de Estado dos Estados-membros da União Europeia, liderada por Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu. Neste encontro, que conta também com a presença do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, os responsáveis vão analisar a situação das negociações com o Reino Unido e vão adotar novas orientações. Além disso, em cima da mesa estará ainda o imposto para as grandes empresas.

Luis de Guindos substitui Vítor Constâncio no BCE

O ministro espanhol da Economia, Luis de Guindos, será esta quinta-feira nomeado como vice-presidente do Banco Central Europeu, substituindo assim Vítor Constâncio. A nomeação de De Guindos, considerado “uma pessoa com reconhecida experiência profissional sobre questões monetárias e bancárias”, foi aprovada na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários por 27 votos a favor, 14 contra e 13 abstenções.

Como vai a economia da Zona Euro? E a dos EUA?

O arranque de 2018 foi positivo para a Zona Euro, com o índice de gestores de compras da IHS Markit — que analisa os setores industrial e serviços — a atingir um máximo de quase 12 anos. E, esta quinta-feira, os investidores vão ficar a saber se esta tendência se mantém quando forem divulgados os números mais recentes. Este indicador também será revelado nos EUA, numa altura em que o crescimento da economia está a levar a Reserva Federal dos EUA a subir as taxas de juro.

Vieira Lopes toma posse na CCP

A nova direção da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) toma posse esta quinta-feira. Segundo a entidade, a valorização dos setores do comércio e serviços no contexto do Portugal pós-2020 é um dos desafios para os próximos quatro anos assumidos pelo presidente da confederação, João Vieira Lopes, reeleito para um terceiro mandato. A CCP integra mais de uma centena de entidades associativas e empresariais do setor terciário. Através das suas associações do comércio, dos serviços e regionais, a confederação representa mais de 200 mil empresas.

Lançada a primeira associação de investimentos em moedas virtuais

A Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas (BTC), composta por utilizadores e especialistas nas áreas da Informática e Direito, será apresentada com o objetivo de melhorar a informação sobre estas tecnologias e combater esquemas fraudulentos. O presidente da BTC, Fred Antunes, explicou que “era cada vez mais imperativo” criar esta associação – a primeira do género em Portugal –, por haver “um interesse cada vez maior à volta” da tecnologia blockchain.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião