Estes seis gadgets fizeram furor na feira de tecnologia de Barcelona

O Mobile World Congress 2018 trouxe gadgets interessantes para os mais viciados em tecnologia. Descubra seis que estiveram em destaque este ano, do telemóvel banana à carteira para bitcoin.

Já terminou o Mobile World Congress (MWC), a maior feira de dispositivos móveis do mundo. O evento decorreu em Barcelona e, este ano, como já é habitual, voltou a ser marcado pelo lançamento de novos telemóveis por algumas marcas já bem conhecidas dos consumidores.

A Nokia voltou a surpreender e ressuscitou um modelo bem antigo, depois de ter dado uma nova vida ao velhinho Nokia 3310. Também há um novo telemóvel com carteira para bitcoin e um computador portátil da Huawei que promete rivalizar com os modelos da Apple. Mas esta galeria não ficava completa se deixássemos de fora os novos Galaxy S9 e S9+ da Samsung. Conheça seis gadgets que fizeram furor este ano.

6. Nokia 8110 4G, o verdadeiro banana phone

No ano passado, tudo correu bem à Nokia. A marca renasceu das cinzas que nem uma fénix, sob a batuta da HMD Global, e relançou no mercado uma versão melhorada do antigo telemóvel “indestrutível”, o mítico Nokia 3310.

Este ano, a marca voltou a fazer das suas e ressuscitou mais um ícone da cultura popular: este é o novo Nokia 8110 4G, uma versão atualizada do antigo telemóvel que ficou imortalizado no filme Matrix. Contudo, este é bem mais avançado, porque suporta 4G e ligações Wi-Fi.

5. Vivo Apex, um telemóvel do futuro

Vivo pode ainda não ser uma marca das mais conhecidas entre os consumidores portugueses. Em janeiro, a empresa ganhou popularidade por ter conseguido algo que a Apple e a Samsung estão a tentar há muito, mas nunca conseguiram: pôr um sensor de impressões digitais embutido no vidro do ecrã. Isso permite poupar espaço num telemóvel e, esta semana, a empresa voltou furor. No Apex, que é ainda um protótipo, conseguiu remover mais dois elementos da parte frontal — o auscultador e a câmara das selfies.

Agora, o protótipo Vivo Apex é capaz de transmitir o som das chamadas através de vibrações do ecrã. Já a câmara das selfies é um componente que aparece quando se quer tirar uma fotografia e recolhe automaticamente quando se fecha a aplicação. O resultado é um ecrã praticamente sem margens e sem abas pretas no topo, como é o caso do novo iPhone. Ainda ninguém sabe quando, ou se, chegará ao mercado.

4. MateBook X Pro, ou será… MacBook?

A empresa chinesa Huawei aproveitou o MWC para lançar um novo computador da gama MateBook. É o MateBook X Pro, um portátil topo de gama e ultrafino com ecrã de 13,9 polegadas e resolução 3K. Ora, se os ecrãs sem margens são uma tendência no campo dos dispositivos móveis, a Huawei quer fazer o mesmo no campo dos computadores.

É que o novo MateBook X Pro, vocacionado para um segmento de mercado mais profissional e exigente, é um portátil em que o ecrã ocupa a maior porção de todo o espaço disponível. Esta é a versão mais musculada de um outro produto lançado pela Huawei em maio, o MateBook X, com um ecrã ligeiramente menor. Será este novo gadget capaz de concorrer com os MacBook da Apple?

3. SikurPhone, fechado a sete chaves

Para quem quer ter dados seguros, o novo telemóvel da marca Sikur é bastante promissor. Esta semana, a empresa lançou o SikurPhone, que promete ser à prova de hackers (q.b.). O novo aparelho é totalmente encriptado e permite guardar criptomoedas de forma segura — pelo menos em teoria.

A Sikur vai produzir, nesta primeira fase, 20.000 unidades e as pré-encomendas arrancaram esta terça-feira, com um preço de 799 dólares. As entregas deverão começar algures em agosto. Por isso, até lá, terá de encontrar outro sítio onde guardar as suas bitcoins.

2. Uma impressora de bolso

Tem um Moto Z, o mais recente telemóvel modular da Motorola? E gosta de fotografia? Esta novidade é definitivamente para si. A Polaroid desenvolveu um novo moto mod que transforma o telemóvel numa daquelas câmaras que imprimem as fotos no momento.

O moto mod da Polaroid é, basicamente, uma capa que encaixa na parte de trás do Moto Z e o transforma numa câmara fotográfica Polaroid. É como uma mini-impressora de bolso que converte as suas melhores fotos digitais para o papel.

1. Galaxy S9 e S9+, os premium da Samsung

Este ano, os holofotes voltaram a incidir na Samsung, depois de um ligeiro interregno na edição do ano passado. A marca sul-coreana voltou a aproveitar o palco do MWC para lançar os seus novos flagships, Galaxy S9 e S9+.

A empresa apostou em melhorias na câmara e novas funcionalidades de realidade aumentada. O produto final das fotos e vídeos tem melhor qualidade e os utilizadores podem agora fazer vídeos em super câmara lenta. O ECO já falou sobre estes novos telemóveis aqui, mas vale a pena ver o vídeo:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes seis gadgets fizeram furor na feira de tecnologia de Barcelona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião