Energéticas seguram bolsa. EDP brilha e sobe mais de 2%

Numa sessão em que o BCP fechou com perdas acima de 1%, as energéticas seguraram a praça nacional, que somou ganhos em sintonia com a Europa.

As energéticas puxaram pelo índice nacional na última sessão da semana, amortecendo as quebras do BCP e dos CTT. A EDP destacou-se com uma valorização superior a 2%, numa sessão em que todas as pares do setor energético registam ganhos.

O PSI-20 fechou a semana com uma subida de 0,31%, para os 5467,420 pontos, em sintonia com as restantes praças europeias: o Stoxx 600 soma ganhos de 0,23%. A EDP disparou 2,38% para os 2,79 euros, a REN 1,29% para os 2,51 euros e a Galp 0,47% para os 14,85 euros. A EDP Renováveis ficou-se por um aumento de 0,14% para os 7,15 euros. A subida das energéticas acompanha a dos preços do petróleo, com o barril Brent, referência para a Europa, a cotar nos 66,45 dólares esta sexta-feira.

Também num registo positivo esteve a Jerónimo Martins, que conseguiu atingir os 17,59 euros por título com uma subida de 0,63%.

A travar maiores ganhos esteve o BCP, que caiu 1,17% para os 28,61 cêntimos por ação. Em dia de greve, também os CTT se juntam ao espetro vermelho com uma queda de 0,81% para os 3,41 euros. Os trabalhadores iniciaram a greve geral à meia-noite desta sexta-feira, a segunda em dois meses. Os sindicatos defendem que a adesão foi de 68,13%.

A Novabase, que revelou uma baixa nos lucros para metade no dia anterior, foi penalizada pelos investidores, com uma quebra de 2,08% no preço das ações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energéticas seguram bolsa. EDP brilha e sobe mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião