Novabase: lucro baixa para metade mas mantém dividendo de 15 cêntimos

Em 2017, a Novabase registou um lucro inferior ao do ano anterior mas, ainda assim, vai pagar dividendos de 15 cêntimos aos seus acionistas.

Os lucros líquidos da Novabase ficaram nos 4,8 milhões de euros em 2017, uma queda de exatamente 50% face ao ano anterior. De acordo com a informação avançada pela Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa pretende ainda distribuir 4,7 milhões de euros aos seus acionistas, um valor que representa um dividendo de 15 cêntimos por ação.

A tecnológica portuguesa registou lucros líquidos de 4,8 milhões de euros no ano passado, um valor que compara com os 9,6 milhões do ano anterior. Em comunicado, o presidente executivo Luís Salvado explica que “os resultados de 2017 refletem o cumprimento dos objetivos traçados para o ano e as transformações” que estão a “operar no negócio”. Ainda no mesmo período, a marca registou um volume de negócios de 139,7 milhões de euros, superior aos 135,7 milhões do ano anterior.

“Por um lado, estamos a substituir atividade nas geografias com maior volatilidade e dificuldades cambiais por uma maior presença na Europa, a qual já representa cerca de 70% das operações internacionais. Por outro, intensificámos a nossa aposta na especialização das ofertas, de forma a serem uma forte alavanca à digitalização do negócio dos clientes”, lê-se no comunicado.

Em termos de EBITDA, a Novabase registou o dobro — 10,9 milhões em 2017, comparativamente aos 5,9 milhões em 2016. Um valor que a empresa justifica com “as situações atípicas ocorridas no exercício de 2016: custo extraordinário ocorrido num projeto e mais-valia com a alienação do negócio de Infrastructures & Managed Services“. No mesmo comunicado, a empresa adiantou ainda que o guidance para este ano é um volume de negócios de 140 milhões e um EBITDA de oito milhões.

O ano foi ainda marcado pelo regresso da Novabase ao PSI20, possibilitando uma maior visibilidade do título. Em 2017, a Novabase quase triplicou o volume de transações, valorizando-se 48%”, indicou o presidente da tecnológica. A Novabase regressou ao índice de referência em março.

A empresa revelou ainda que, “dado o forte balanço”, vai propor na assembleia geral de 2018 “a distribuição de 4,7 milhões de euros aos acionistas, através do “pagamento de um dividendo de 15 cêntimos por ação, que corresponde a um payout de praticamente 100% e a uma yield em torno dos 5%”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novabase: lucro baixa para metade mas mantém dividendo de 15 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião