Juncker: UE mantém a porta aberta ao Reino Unido

  • ECO
  • 17 Janeiro 2018

O presidente da Comissão Europeia afirma que a saída do Reino Unido "é uma catástrofe". Juncker continua, por isso, disposto a negociar uma alternativa ao Brexit.

O presidente da Comissão Europeia voltou a oferecer ao Reino Unido a possibilidade de ficar na União Europeia. Num discurso proferido no Parlamento Europeu, Jean-Claude Juncker afirmou que ainda considera que a saída do país da UE é uma “catástrofe”. Mas acredita que, mesmo que o Brexit se concretize, o Reino Unido poderá um dia querer voltar a juntar-se ao bloco.

“Ainda sinto que a saída do Reino Unido é uma catástrofe, é uma derrota na qual todos temos de assumir a responsabilidade”, afirmou o presidente da Comissão Europeia, no discurso citado pela Reuters. “Mas os motivos para a saída do Reino Unido são mais profundos. Como a primeira-ministra [Theresa] May disse, os britânicos nunca se sentiram bem na UE e durante 40 anos nunca tiveram a oportunidade de se sentir melhor. É por isso que a responsabilidade é de tanta gente”, notou Jean-Claude Juncker.

Neste sentido, o presidente insistiu que a UE continua disposta a negociar uma alternativa ao Brexit. “[Donald] Tusk e eu contactámos novamente o Governo britânico e dissemos que se os britânicos, o Parlamento, o Governo, desejassem outra alternativa ao Brexit, estaríamos preparados para o discutir. Não estamos a atirar os britânicos para fora, queremos que fiquem. E se quiserem ficar, devem poder fazê-lo.”

Um regresso que é possível. Segundo o presidente da Comissão Europeia, apesar de o Reino Unido ter acionado o Artigo 50 para sair da UE, o país pode sempre usar o Artigo 49 que permite o regresso de um membro. “Eu gostaria” que isso acontecesse, referiu Juncker.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juncker: UE mantém a porta aberta ao Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião