5 coisas que vão marcar o dia

Vieira da Silva vai ao Parlamento explicar a hipótese de a Santa Casa entrar no capital do Montepio. Novos nomes para a Anacom também vão ser ouvidos na AR. Portugal volta ao mercado de dívida.

A ida do ministro Vieira da Silva ao Parlamento, para explicar a hipótese da entrada da Santa Casa no capital do Montepio, será um tema que vai marcar a agenda política e económica nesta quarta-feira. Nos mercados, Portugal regressa com o primeiro leilão de dívida do ano, um de três que o IGCP quer fazer neste trimestre. Há ainda resultados da banca internacional para conhecer, dados económicos dos EUA e os números da inflação na Zona Euro relativos a dezembro de 2017.

Vieira da Silva e nomes para a Anacom no Parlamento

O ministro Vieira da Silva vai esta quarta-feira, pelas 9h30, à Assembleia da República (AR), para “prestar todos os esclarecimentos sobre os contornos que envolvem a hipótese da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entrar no capital do Montepio Geral”. A audição decorrerá no âmbito da Comissão de Trabalho e Segurança Social. Também na AR estarão os dois novos nomes para o conselho de administração da Anacom. Pelas 17h30 será ouvido João Monteiro Coelho, indigitado para vogal. Pelas 18h30 será ouvido Sandro Mendonça, igualmente indigitado para vogal do regulador.

IGCP realiza primeiro leilão de dívida do ano

O IGCP vai ao mercado esta quarta-feira para tentar levantar até 1.750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com maturidades de seis e 12 meses, naquele que será o primeiro leilão de dívida deste ano. Este vai ser também o primeiro de três leilões de curto prazo que a agência pública tenciona realizar neste primeiro trimestre de 2018.

Eurostat atualiza dados da inflação

O Eurostat vai revelar esta quarta-feira o valor final da inflação nos países da Zona Euro no mês de dezembro do ano passado. Segundo a Reuters, estima-se que a inflação recue para 1,4% face aos 1,5% registados no mês anterior. O valor deverá ser anunciado por volta das 10h00, de acordo com informação recolhida pela agência.

Investidores esperam resultados anuais

O dia será de apresentação de resultados por parte de dois nomes de peso no setor da banca internacional. Esta quarta-feira, Wall Street espera novidades sobre as contas do Goldman Sachs e também do Bank of America, números que chegarão ao domínio público antes da abertura das bolsas. Também o grupo Alcoa irá divulgar resultados neste dia.

Reserva Federal publica Livro Bege

A Reserva Federal norte-americana vai divulgar esta quarta-feira o Livro Bege, um relatório publicado oito vezes por ano e que lança luz sobre o estado da maior economia do mundo. O documento é elaborado com base em informações recolhidas junto de economistas, analistas, académicos e empresários. Os investidores estarão atentos ao Livro Bege, que poderá ter dados que permitam antecipar eventuais alterações à política monetária dos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião