Xiaomi quer ir para a bolsa avaliada em 50 mil milhões de dólares

  • ECO
  • 4 Dezembro 2017

A avaliação inicial fica aquém das expectativas de alguns executivos que chegaram a pensar numa avaliação da Xiaomi de 100 mil milhões de dólares.

A Xiaomi quer passar a ser cotada em bolsa no próximo ano. Para isso, a tecnológica chinesa tem vindo a negociar com bancos de investimento o apoio a uma Oferta Pública Inicial (IPO) onde pretende alcançar uma avaliação de, pelo menos 50 mil milhões de dólares (42,04 mil milhões de euros), segundo fonte citada pela Bloomberg.

A bolsa de Hong Kong é o mercado sugerido pelos bancos, mas as dúvidas persistem relativamente à possibilidade da empresa conseguir chegar a esta avaliação de 50 mil milhões de dólares. Em 2014, a Xiaomi foi avaliada em 46 mil milhões de dólares.

Nos últimos meses, a Xiaomi tem vindo a fazer frente aos concorrentes Huawei e Oppo. Com sede em Pequim, a empresa tecnológica liderada por Lei Jun, tem vindo a apostar no retalho no mercado indiano, considerado o de maior crescimento no setor dos smartphones. Em 2016, a empresa conseguiu lucros de mil milhões de dólares apenas a partir da Índia.

A tecnológica recusa-se a comentar a situação e Lei Jun nega a existência de um relatório onde consta que a Xiaomi pretende proceder a uma oferta pública inicial na segunda metade de 2018.

Em 2014, a estratégia de comunicação nas redes sociais e o recurso a flash sales catapultaram a Xiaomi, tornando-a a empresa mais valiosa do mundo. No entanto, a empresa viu-se a braços com uma redução nas suas remessas no ano passado, tendo caído para quinto lugar entre os concorrentes locais no primeiro trimestre.

A Xiaomi tem vindo a expandir-se para mercados emergentes como a Rússia ou o a Indonésia, e pretende apostar nos acessórios de fitness nos Estados Unidos, onde já decidiu pôr de parte a venda de smartphones.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Xiaomi quer ir para a bolsa avaliada em 50 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião