Estado vai injetar mais 180 milhões de euros na IP. São já 880 milhões só este ano

O Governo aprovou o quarto aumento de capital da Infraestruturas de Portugal (IP) deste ano. São mais 180 milhões de euros, que perfazem 880 milhões no total do ano.

O Estado português vai injetar mais 180 milhões de euros na Infraestruturas de Portugal (IP), num aumento de capital a realizar através da emissão de 36.000 novas ações, no valor de 5.000 cada. A informação foi comunicada pela empresa à CMVM esta quinta-feira.

“Após este aumento, o capital social fixou-se em 4.925.375.000 euros, representado por 985.075 ações com valor nominal de 5.000 euros cada”, sublinha a nota remetida ao regulador dos mercados. Este é o quarto aumento de capital da empresa, num montante total de 880 milhões de euros, só este ano.

Em fevereiro, o Estado deliberou aumentar o capital da Infraestruturas de Portugal em 460 milhões de euros. Em abril, novo aumento de capital, no valor de 140 milhões de euros. Em junho, mais um aumento, de 100 milhões. Soma-se agora este, de 180 milhões de euros, com o capital da empresa a fixar-se, assim, bem perto dos cinco mil milhões de euros.

O comunicado não esclarece, no entanto, o motivo subjacente a mais um aumento de capital. No final do primeiro semestre, a empresa acumulava uma dívida de 8,1 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado vai injetar mais 180 milhões de euros na IP. São já 880 milhões só este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião