Marcelo sobre Centeno: “Cargo de ministro das Finanças é mais importante”

  • ECO
  • 30 Novembro 2017

Apesar da candidatura de Mário Centeno ao Eurogrupo ser "uma razão de alegria para os portugueses", Marcelo considera que, a ser eleito, a tutela das Finanças deverá ser a prioridade do ministro.

Para o Presidente da República, o papel de Ministro das Finanças é mais importante do que a presidência do Eurogrupo, à qual Mário Centeno se candidatou esta quinta-feira.

Confrontado com o favoritismo de Mário Centeno na corrida ao Eurogrupo, Marcelo relembra que o ministro “ainda não está eleito” apesar de assumir que “os sinais são claramente positivos”. Mas caso a eleição se venha a verificar, o Presidente da República não tem dúvidas “o lugar de Ministro das Finanças de Portugal é mais importante que o cargo de presidente de Eurogrupo”, disse em declarações transmitidas pelas televisões.

“Sendo [os cargos] acumuláveis, naturalmente que importa às Finanças que o ministro das de Portugal continue a garantir um percurso que é indubitavelmente positivo, e a Europa reconhece isso, mas que é preciso garantir até ao final da legislatura”, acrescentou, citado pela Lusa. “O fundamental é que, enquanto ministro das Finanças de Portugal, garanta o caminho e a gestão das finanças portuguesas de modo a merecer, como mereceu, aparentemente, ou pode vir a merecer, o aplauso e o apoio da Europa”. “Depois, se for possível juntar a isso a defesa na Europa daquilo que é fundamental para a Europa e para Portugal, melhor”, acrescentou Marcelo.

Para Marcelo, a aceitação de Mário Centeno como um candidato forte é “sinal da consideração do ministro, do Governo e de Portugal a nível europeu, e nesse sentido é uma razão de alegria para os portugueses.” O Governo afirmou esta quinta-feira que a possível eleição de Centeno “reforçará a solidariedade europeia”, embora PCP, BE e PEV se declarem indiferentes.

Centeno enfrentará três concorrentes. São eles Pierre Gramegna, do Luxemburgo, Peter Kazimir, da Eslováquia e Dana Reizniece-Ozola, da Letónia. O vencedor será votado e anunciado a 4 de dezembro.

Artigo atualizado às 20h50

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo sobre Centeno: “Cargo de ministro das Finanças é mais importante”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião