Enel quer investir cinco mil milhões em Portugal e Espanha

  • ECO
  • 21 Novembro 2017

Grupo italiano tem planos para investir 24,6 mil milhões de euros entre 2018 e 2020, cinco mil milhões em Portugal e em Espanha. Já há três bancos com mandato para perseguir potenciais negócios.

O grupo italiano Enel tenciona investir 5.000 milhões de euros na Península Ibérica entre 2018 e 2020, avançou a agência espanhola Efe, citando o plano estratégico da empresa que foi apresentado esta terça-feira em Londres (Reino Unido). São 300 milhões a mais do que investiu na região no período antecedente. No total, a elétrica prevê investir 24.600 milhões de euros durante estes anos e o foco dos investimentos deverá ser a digitalização das redes e comercialização.

Serão três os bancos mandatados para procurar potenciais negócios: o Deutsche Bank, o Credit Suiss e o JP Morgan Chase. Esta terça-feira, o jornal Expansión avançava que estas instituições internacionais estavam em busca de grandes operações em Portugal e Espanha. Segundo a publicação, que não cita fontes, podem vir a surgir negócios com a Innogy, ou mesmo com a portuguesa EDP, a elétrica nacional.

Contudo, na apresentação do plano, Francesco Starace, líder da Enel, disse que a empresa, para já, está a estudar o mercado e descarta “grandes aquisições ou fusões”. A Enel estará a ouvir as propostas recolhidas pelos bancos mandatados para o efeito, sugestões que o presidente executivo diz escutar, mas que isso “não significa” que daí surja uma aquisição. Não estão de parte, porém, aquisições de empresas de média ou menor dimensão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Enel quer investir cinco mil milhões em Portugal e Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião