Portugal Ventures lança novo fundo de dez milhões para investir em startup portuguesas

  • Lusa
  • 27 Outubro 2017

O Fundo de Capital de Risco Portugal Global Ventures II, agora lançado, constitui a primeira injeção de novo capital (em inglês new money) no perímetro da Portugal Ventures desde a sua criação em 2012

A Portugal Ventures anunciou esta sexta-feira o lançamento do Fundo de Capital de Risco Portugal Global Ventures II, com dez milhões de euros para investir em startup portuguesas de base tecnológica nas áreas do digital, hardware e ciências da vida.

O lançamento deste fundo vai permitir à Portugal Ventures, sociedade pública de capital de risco, “continuar a sua atividade de investimento em empresas com menos de três anos de atividade” e que, por isso, estão numa fase de “elevado risco, mas também de elevado potencial de inovação e desenvolvimento de negócio”, refere em comunicado.

Nos últimos cinco anos, a Portugal Ventures investiu mais de 260 milhões de euros em 116 empresas.

Este fundo é financiado através do Fundo de Capital e Quase-Capital (FC&QC) da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), mais conhecida como banco de fomento, e de uma injeção de capital da Portugal Ventures.

No comunicado refere-se também que o Fundo de Capital de Risco Portugal Global Ventures II, agora lançado, constitui a primeira injeção de novo capital (em inglês new money) no perímetro da Portugal Ventures desde a sua criação em 2012.

O presidente executivo da Portugal Ventures, Celso Guedes de Carvalho, reportando-se ao novo fundo disse, em comunicado, que “este novo veículo de investimento permitirá continuar a investir em empreendedores que ambicionam solucionar problemas com modelos de negócio e tecnologias disruptivas”.

Este novo veículo de investimento permitirá continuar a investir em empreendedores que ambicionam solucionar problemas com modelos de negócio e tecnologias disruptivas.

Celso Guedes de Carvalho

Presidente executivo da Portugal Ventures

Já a secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, considerou, também citada no comunicado, que “o acesso a financiamento é fundamental para que o ecossistema nacional de ‘startups’ possa crescer, inovar, escalar e internacionalizar-se”.

“O lançamento deste Fundo de Capital de Risco é um instrumento muito relevante para a densificação do nosso ecossistema, potenciando o crescimento das empresas”, salientou a governante.

Alberto Castro, presidente da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), afirma, por seu turno, que para que “as elevadas expectativas criadas não saiam frustradas é importante a existência de financiamento especializado como o que a Portugal Ventures propõe”.

E reitera, por parte da IFD, o compromisso “em ser parceiro nesse desígnio”, continuando a desenvolver os instrumentos financeiros necessários para atender a essas expectativas.

A Portugal Ventures é uma sociedade que investe em ‘startup’ portuguesas na fase semente (‘seed’ capital) nas áreas de ‘tech’, ciências da vida e turismo, sendo que tem 18 fundos com 260 milhões de euros de capital sob gestão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Ventures lança novo fundo de dez milhões para investir em startup portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião