Santos Silva: Desconforto do Governo é o que “o país sentiu”

  • Lusa
  • 27 Outubro 2017

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, a "situação presente exige uma convergência, uma concertação de esforços e é nisso que nos devemos concentrar".

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que o “único desconforto” do Governo é o que “o país inteiro sentiu” na sequência dos incêndios, garantindo que há “convergência de esforços” para a “muito necessária reconstrução do país”.

“O único desconforto que o Governo sente é o desconforto que o país inteiro sentiu, com o facto de ter sido atingido este ano por condições climatéricas absolutamente excecionais e de o seu sistema de Proteção Civil não ter estado à altura na resposta a essas condições e o resultado ter sido tragédias, vidas humanas e muitos bens perdidos”, disse à Lusa Augusto Santos Silva, questionado se há algum desconforto nas relações entre o executivo e a Presidência da República.

“Temos um trabalho pela frente que é muito, mas mesmo muito importante, e muito, mas mesmo muito necessário, que é o de reconstruir o país que ardeu, de reformar o sistema de proteção civil para que ele responda melhor em próximas eventualidades e o de reordenar o nosso território e a nossa floresta”, comentou, a propósito da manchete do jornal Público desta quinta-feira, segundo a qual o Governo terá ficado “chocado” com o teor da comunicação ao país feito pelo chefe de Estado na sequência dos incêndios que deflagraram no dia 15 de outubro e que provocaram 45 mortos. Um trabalho, prosseguiu, de “grande envergadura” e que “exige o empenhamento de todos os órgãos de soberania e de toda a sociedade civil”.

“O Governo faz questão de cumprir sempre o seu dever, de prestar toda a informação aos restantes órgãos de soberania, começando pelo Presidente da República”, sublinhou o governante. Para Santos Silva, a “situação presente exige uma convergência, uma concertação de esforços e é nisso que nos devemos concentrar”.

Questionado se existe essa convergência, o chefe da diplomacia respondeu afirmativamente: “Sim, acho que se verifica. Alguns de nós têm uma tendência para pensar mais nos episódios, deixemos-lhes esses aspetos, e concentremo-nos nós na ação que é precisa, e muita”.

Sobre o que tem surgido na comunicação social, Santos Silva sublinhou que tem por princípio “nem fazer declarações em ‘off’ nem comentar notícias cujas fontes são anónimas, sobretudo quando são mais opiniões do que notícias”, acentuando o “preceito do Código Deontológico dos Jornalistas que diz que todas as opiniões devem ser atribuídas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santos Silva: Desconforto do Governo é o que “o país sentiu”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião