Portugueses têm 21% do PIB em offshores

  • ECO
  • 20 Setembro 2017

Os portugueses são das nacionalidades que mais dinheiro têm em offshores relativamente ao PIB do país, segundo um estudo norte-americano que permitiu fazer estimativas robustas.

Os portugueses são das nacionalidades que mais dinheiro tem em contas de paraísos fiscais relativamente à percentagem do PIB do país — o equivalente a 21%, ou mais de um quinto, da riqueza produzida em Portugal num ano estaria detida por portugueses em paraísos fiscais em 2007. A estimativa é do estudo da Universidade da Califórnia Quem detém a riqueza nos paraísos fiscais?, divulgado na semana passada e sobre o qual o Jornal de Negócios (acesso pago) escreve esta quarta-feira.

Os investigadores Gabriel Zucman, Annette Alstadsaeter e Niels Johannesen atualizaram uma base de dados para com informações mais recentes para poderem chegar a estimativas concretas sobre a origem do dinheiro nos paraísos fiscais em 2007. Cerca de 10% do PIB mundial, 5,6 mil milhões de dólares em 2007, estaria então depositado nestes offshores. Portugal surge em 11.º na lista, com apenas a Grécia, entre os europeus, a ultrapassar os portugueses na quantidade de dinheiro em contas lá fora.

O estudo concluiu ainda que a carga fiscal aplicada nos países não parecia ter uma relação muito direta com quanto dinheiro os seus cidadãos deixavam no exterior. “A dimensão da riqueza em offshores não é facilmente explicada por fatores fiscais ou institucionais”, escreveram os autores, citados pelo Negócios. Segundo os autores, depende mais da história recente do país e mesmo da sua proximidade física com a Suíça. A Noruega e a Dinamarca, que têm dos impostos mais altos do mundo, estão entre os países com níveis mais baixos de dinheiro em offshores — assim como o Japão, que tem impostos baixos.

Desde 2007, a data desta estimativa, as mudanças terão sido principalmente geográficas no sentido em que a Suíça perdeu importância enquanto paraíso fiscal para centros como Hong Kong e outros paraísos fiscais asiáticos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses têm 21% do PIB em offshores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião