António Costa: Saída do ‘lixo’ valida políticas do Governo

Primeiro-ministro mostrou-se satisfeito com a saída de Portugal "do lixo" e disse que decisão da S&P é resultado de uma mudança de "políticas" e viragem na austeridade.

“É uma boa notícia e que confirma que estamos no trajeto certo”, disse esta noite António Costa, em declarações aos jornalistas transmitidas em direto na Sic Notícias. O primeiro-ministro reagiu assim à notícia de que a agência de notação financeira S&P retirou o rating de Portugal do ‘lixo’.

“É a demonstração de que com a viragem de políticas e com a viragem da página da austeridade, permitiu a viragem da página do ‘lixo'”, disse.

Sobre as declarações de Passos Coelho, que afirmou que os resultados poderiam ter sido alcançados em 2016, Costa respondeu: “É tão verdade como eu dizer que se o Governo tivesse saído mais cedo teríamos mudado ainda mais cedo. O que é certo é que agora saímos. E saímos nas condições que permitiram aos portugueses que viram as suas pensões cortadas, agora repostas. E os salários repostos (…) e sobretudo a carga fiscal ter sido reduzida para todos”, detalhou o primeiro ministro.

De acordo com António Costa, a saída de Portugal do ‘lixo’ vai permitir a Portugal “melhores condições de financiamento, de forma a podermos de um modo duradouro dar continuidade a esta política”, que deve ser continuada pelos “bons resultados”.

Esta sexta-feira e, pela primeira vez em cinco anos, a Standard & Poor’s reviu em alta a perspetiva para a dívida portuguesa para fora do nível considerado ‘lixo’, de BB+ para BBB-, considerando a dívida portuguesa investment grade. Em comunicado enviado às redações, o Ministério das Finanças considera que a S&P “baseia a sua decisão no reconhecimento da recente mudança estrutural ocorrida no setor financeiro, na abrangência do crescimento económico, alicerçado numa forte dinâmica de investimento e de exportações, e no controlo da despesa e da dívida pública”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa: Saída do ‘lixo’ valida políticas do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião