Serviços prisionais querem reclusos a limpar florestas

  • ECO
  • 4 Setembro 2017

O diretor-geral da Reinserção e Serviços Prisionais considerou a área florestal interessante para projetos de reinserção. Plano ainda não está todo desenhado.

Os serviços prisionais estão a preparar um plano para colocar os reclusos a limpar florestas. O “grande acordo” de colaboração entre a Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e os ministérios da Agricultura e Administração Interna para envolver reclusos na limpeza de florestas está a ser trabalhado.

A revelação foi feita na tarde desta segunda-feira pelo diretor-geral daquela instituição, Celso Manata à agência Lusa e citado pelo Diário de Notícias. Celso Manata frisou que o plano ainda não está totalmente desenhado mas que existem uma série de frentes em que os reclusos podem ser integrados, por exemplo, na plantação de árvores e vegetação.

O diretor-geral considerou mesmo a área florestal interessante para projetos de reinserção por ser um “trabalho com utilidade para a comunidade e feito numa atmosfera agradável”.

Para Celso Manata, que lidera a DGRSP desde 2016, pretende recuperar ações postas em prática entre 1996 e 2001, quando esteve à frente daquela entidade pela primeira vez.

Fiz alguns entendimentos para limparem os leitos dos rios, para limparem as matas, fazer aceiros, já fizemos isto no passado e queremos voltar a fazer”, acrescentou.

O diretor-geral não se quis comprometer com o número de reclusos que podem vir a integrar este plano até porque isso vai depender do trabalho a ser feito dentro ou fora dos muros das cadeias.

“É uma evolução grande, mas jamais podemos ambicionar ter milhares de pessoas em regime aberto externo, não é exequível. Em regime aberto interno isso já pode ser, porque as pessoas estão dentro de muros, não estão na cela, estão no espaço do estabelecimento”, referiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Serviços prisionais querem reclusos a limpar florestas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião