Quer arrendar o seu apartamento no Airbnb? Este site diz-lhe quanto pedir

  • Juliana Nogueira Santos
  • 17 Agosto 2017

Se já pensou em arrendar no Airbnb, mas não sabe quanto deve pedir pela sua propriedade, o Estimator resolve o problema.

A febre do alojamento local continua a contagiar milhões de pessoas por todo o mundo e se é uma destas pessoas que já pensou em arrendar uma propriedade numa plataforma digital, mas não sabe quanto deve pedir, chegou a ferramenta certa para si. O Estimator é uma ferramenta de cálculo criada pela startup Eliot&Me que, dependendo da morada e das características da propriedade, aponta o valor diário e semanal de aluguer.

A ferramenta serve-se da inteligência artificial para agregar o histórico de preços nas plataformas online de arrendamento temporário — como o Airbnb –, cruzando também tendências de oferta e procura como as condições meteorológicas, os eventos e as datas mais populares. Essa informação é depois aperfeiçoada com dados mais detalhados sobre a propriedade: o número de quartos, de casas de banho e a capacidade total da casa.

"Sempre que vamos viajar e deixamos a casa vazia, perdemos dinheiro.”

Edouard Tabet

CEO Eliot&Me

Além de apresentar o valor diário e semanal que será justo pedir pelo aluguer, são mostrados outros indicadores como as alturas de mais volume de turistas, comparações com zonas próximas e a quantidade de dias que o dono do alojamento local pode viajar de graça se alugar a sua propriedade durante uma semana.

Quanto posso pedir pela minha casa?

O ECO simulou dois arrendamentos, ambos em Lisboa, mas em zonas diferentes da cidade. As ruas escolhidas foram a Rua do Alecrim, no centro da cidade, e a Avenida Padre Cruz, em Telheiras. A simulação foi feita para uma casa com dois quartos e uma casa de banho, com capacidade para quatro pessoas.

Na Rua do Alecrim, o preço diário “justo” será de 109 euros, enquanto, por semana, o senhorio poderá pedir 650 euros.

No caso da Avenida Padre Cruz, o valor diário desce para 78 euros e o semanal para 470 euros. A média para a cidade de Lisboa é de 157 euros diários e 940 euros.

Um dos criadores da plataforma, Edouard Tabet, considera que “sempre que vamos viajar e deixamos a casa vazia, perdemos dinheiro”. Por isso, e porque encontrar preços justos é algo difícil, a empresa quer “ajudar as pessoas a estabelecer os preços e ajudar os hospedes a arranjar um negócio justo. Ainda assim, este Estimator é apenas uma ferramenta de um projeto maior que vai ser lançado pela empresa em setembro. Os detalhes ainda não conhecidos.

Quanto é que Trump poderia ganhar com a Casa Branca?

E qual é o preço da casa mais desejada do mundo? O Eliot&Me utiliza como modelo uma simulação de arrendamento da Casa Branca e, se tal acontecesse, renderia muitos milhões ao seu dono atual, Donald Trump. Para uma casa no número 1.600 da Pennsylvania Avenue com 132 quartos, 35 casas de banho e capacidade para 264 pessoas, o senhorio poderia pedir 26.320 dólares diários e 157.920 dólares por semana no Airbnb. Seria uma boa ajuda para a dívida norte-americana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer arrendar o seu apartamento no Airbnb? Este site diz-lhe quanto pedir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião