Ministério Público sul-coreano pede 12 anos de prisão para herdeiro da Samsung

  • Lusa
  • 7 Agosto 2017

Lee Jae-yong, vice-presidente da Samsung e filho do presidente do grupo tecnológico, foi acusado de ter pagado 38 milhões de dólares em subornos à confidente da antiga presidente da Coreia do Sul.

O Ministério Público sul-coreano pediu 12 anos de prisão para o herdeiro da Samsung, pelo seu papel no escândalo de corrupção que levou à destituição da ex-presidente sul-coreana, Park Geun-hye.

O pedido do Ministério Público encerra quatro meses de audiências sobre as alegações contra Lee Jae-yong, que, caso seja condenado, arrisca pelo menos cinco anos de cadeia. Lee Jae-yong, de 49 anos, vice-presidente da Samsung Electronics e filho do presidente do grupo Samsung, foi acusado de ter pagado 38 milhões de dólares (cerca de 32 milhões de euros) em subornos à confidente de Park, Choi Soon-sil.

Conhecida como “Rasputina”, Choi Soon-sil é a figura central no escândalo de corrupção e tráfico de influências que abalou a Coreia do Sul e e levou à destituição da ex-presidente Park, primeira mulher eleita para o cargo.

Segundo a acusação, esses pagamentos teriam sido efetuados pela Samsung para obter “luz verde” do Governo para a fusão controversa entre a C&T e a Cheil Industries, em 2015. A fusão foi denunciada por vários acionistas.

Lee, que se tornou no patrão de facto da Samsung, depois de o pai ter sofrido um ataque de coração em 2014, negou todas as acusações contra si.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público sul-coreano pede 12 anos de prisão para herdeiro da Samsung

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião