Samsung já pode testar carros sem condutor

A Samsung recebeu permissão da Coreia do Sul para testar carros autónomos na via pública, concorrendo diretamente com as norte-americanas Apple, Uber e Waymo (Google). Usa veículos da Hyundai.

A concorrência que já existe no mercado dos smartphones está cada vez mais patente na corrida pelo desenvolvimento do carro sem condutor. A mais recente empresa a juntar-se a ela é a Samsung, que desde esta terça-feira tem permissão do Governo sul-coreano para testar veículos autónomos na via pública, de acordo com o The Guardian.

A firma junta-se a outras gigantes tecnológicas como a Uber, a Apple e a Waymo (Google). Todas estão a empenhar esforços no desenvolvimento desta tecnologia, com projetos concretos em fases distintas — da fabricante do iPhone conhece-se apenas a intenção, e foi notícia que estará mais focada no desenvolvimento do software do que num veículo em concreto. A própria Apple recebeu recentemente autorização para testar estes automóveis nas estradas da Califórnia.

Segundo o jornal britânico, ao invés dos automóveis SUV da Lexus (Google) ou modelos da Volvo (Uber), a Samsung está a trabalhar com automóveis de uma fabricante conterrânea, a Hyundai. A tecnológica pretende desenvolver sensores e sistemas de inteligência artificial para equipar os veículos da marca, não estando a construir um automóvel autónomo de raiz. A confirmação foi dada por um porta-voz da marca que, citado pelo The Guardian, disse: “A Samsung planeia desenvolver algoritmos, sensores e módulos informáticos que vão dar origem a um carro autónomo que é fiável, mesmo nas piores condições atmosféricas.”

Em contrapartida, a concorrente Waymo está também a trabalhar na criação de um veículo autónomo de raiz, sem volante. Um projeto ambicioso que a recém-criada empresa herdou da casa-mãe, a Google. No entanto, são várias as empresas que já têm permissão para testar estes carros, onde se inserem praticamente todas as grandes fabricantes automóveis. Na Coreia do Sul, a Samsung é a vigésima empresa a conseguir esta licença, ao abrigo dos planos do Governo para criar um ecossistema favorável ao desenvolvimento destas tecnologias de mobilidade no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Samsung já pode testar carros sem condutor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião