Fundo europeu investe 105 milhões em centrais de biomassa

  • Juliana Nogueira Santos
  • 19 Junho 2017

As duas centrais de energia a biomassa que estão a ser construídas no interior de Portugal vão contar com um financiamento europeu de 105 milhões de euros, a cargo do Marguerite Fund.

O fundo de investimento pan-europeu Marguerite Fund irá investir 105 milhões de euros nas duas centrais de energia a biomassa que estão já em fase de construção no interior do país, uma no Fundão e outra em Viseu. A notícia foi avançada pela agência Bloomberg, que cita a porta-voz do fundo.

As centrais terão, cada uma, uma potência instalada de 15 megawatts. Segundo a porta-voz do Marguerite Fund, estas “irão ajudar a reduzir o risco de incêndios florestais, um problema recorrente em Portugal”. Esta aposta numa solução para os resíduos florestais surge ao mesmo tempo que lavra no distrito de Leiria um dos incêndios que mais vítimas mortais provocou, contabilizando-se já 63 mortos e 135 feridos. O Governo decretou três dias de luto nacional.

"[As centrais] irão ajudar a reduzir o risco de incêndios florestais, um problema recorrente em Portugal.”

Porta-voz do Marguerite Fund

O financiamento dos projetos fechou no passado dia 6 de junho, com o Marguerite Fund a garantir 90% do capital. Este fundo, que tem como destinatários projetos no âmbito das alterações climáticas e das energias renováveis, inclui instituições como o Banco de Investimento Europeu e o Caisse de Depots et Consignations.

A construção das duas centrais está a cargo da construtora espanhola Elecnor e estará concluída na primeira metade de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo europeu investe 105 milhões em centrais de biomassa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião