SEF cria “linha azul” para acelerar vistos gold

  • ECO
  • 29 Maio 2017

O Governo pretende prevenir a fuga de investidores. Vai criar "uma linha azul" para acelerar os processos, tentando maximizar a receita com os vistos gold.

Os pedidos de Autorizações de Residência para Investimento (ARI), conhecidos como vistos gold, vão passar a ser tratados como processos prioritários até ao final deste ano. A ideia é prevenir a fuga de investidores, isto depois de o alerta dado pela APEMIP que tem criticado a excessiva demora nestes processos.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), confrontado pelo Diário de Notícias (acesso pago), diz que “está previsto até ao final do ano aumentar a criação de atendimentos especializados para diversas áreas” entre as quais a ARI. A ideia é criar um serviço expresso para garantir que não é perdido investimento.

A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) tem criticado a excessiva demora no tratamento dos vistos gold, o que explica a quebra nos valores captados. O investimento captado através dos vistos gold recuou 5% em abril em termos homólogos, para 78 milhões de euros.

O Governo alterou, entretanto, os critérios de atribuição de vistos gold. No que respeita ao investimento imobiliário mantém-se tudo igual, mas avançou com uma medida em que reduz o valor necessário de investimento em pequenas e médias empresas para obtenção de autorização de residência a estrangeiros. Passa assim a ser inferior aos 500 mil euros obrigatórios na compra de imóveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SEF cria “linha azul” para acelerar vistos gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião