Avaria mantém aviões em terra em Lisboa. ANA pede compreensão aos passageiros

  • Lusa
  • 10 Maio 2017

Um problema no sistema de bombagem de combustível está a impossibilitar o abastecimento dos aviões no aeroporto de Lisboa. Aeroporto prevê resolução até às 21 horas.

Uma avaria ocorrida no início da tarde no sistema de bombagem de combustível do Aeroporto de Lisboa está a impossibilitar o abastecimento de aeronaves e a causar vários atrasos. A Aeroportos de Portugal prevê que os problemas no abastecimento das aeronaves no Aeroporto de Lisboa, que já obrigaram ao cancelamento de 27 voos, estejam resolvidos até às 21:00, estando o abastecimento a ser feito por autotanques.

Em conferência de imprensa, o diretor do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, João Nunes, afirmou que os problemas com o abastecimento começaram hoje pelas 12:00, tendo entretanto sido cancelados 27 voos e seis outros divergiram para outros aeroportos.

Realçando tratar-se de “uma situação que aconteceu pela primeira vez”, o responsável explicou que neste momento já estão a ser abastecidas aeronaves, com recurso a autotanques, o que tem permitido a partida de alguns voos, mas que não garante normal funcionamento da operação.

“Se não fosse o abastecimento por autotanque estaríamos em muitos maus lençóis neste momento”, declarou, admitindo que mais voos possam vir a ser cancelados ao longo do dia de hoje.

Entretanto, a ANA está a pedir “compreensão aos passageiros” afetados pelos atrasos em vários voos devido à avaria “inédita” que há mais de duas horas está a impossibilitar o abastecimento de aeronaves no Aeroporto de Lisboa.

Segundo disse à agência Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária, o sistema de abastecimento de combustível ao Aeroporto de Lisboa “é da responsabilidade do GOC [Grupo Operacional de Combustíveis, liderado pela Petrogal e que reúne as principais petrolíferas]”, que “diz que está a tentar resolver” o problema. A Aeroportos de Portugal avançou entretanto que prevê que os problemas no abastecimento das aeronaves estejam resolvidos até às 21:00.

De acordo com a ANA, trata-se de um problema no sistema de bombagem de combustível do aeroporto Humberto Delgado, que está a impossibilitar o abastecimento de aeronaves e, consequentemente, a impedir a descolagem das aeronaves que não estão abastecidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaria mantém aviões em terra em Lisboa. ANA pede compreensão aos passageiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião