Museu Berardo é o 65º mais visitado no mundo

  • Lusa
  • 18 Abril 2017

O Museu Coleção Berardo ocupa o 65.º lugar na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016, segundo o The Art Newspaper. Subiu nove posições face ao ano passado.

O Museu Coleção Berardo, em Lisboa, ocupa o 65.º lugar na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016, com 1.006.145 visitantes, segundo o The Art Newspaper, publicação internacional especializada em arte contemporânea.

De acordo com a lista que o The Art Newspaper publica anualmente, o Museu Berardo, localizado em Belém, é o único português que entra nesta lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016. O Museu Coleção Berardo ocupava o 74.º lugar na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2015, com 823.092 entradas, tendo subido nove posições num ano.

Já o ‘top 10’ dos mais visitados do mundo, em 2016, é liderado pelo Museu do Louvre, em Paris, com 7,4 milhões de entradas, seguido do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, com sete milhões, e depois o British Museum, em Londres, com 6,4 milhões. Na lista dos 10 surgem ainda, em quarto lugar, a National Gallery, em Londres, com 6,2 milhões de visitantes, e em quinto lugar os Museus do Vaticano, com seis milhões de visitantes.

Desde a inauguração, em junho de 2007, o Museu Coleção Berardo, instalado no Centro Cultural de Belém, recebeu mais de 6,6 milhões de visitantes das exposições permanentes e temporárias, segundo dados estatísticos da entidade. O museu abriu com um acervo inicial de 862 obras da coleção de arte de José Berardo, cedidas em regime de comodato (empréstimo) ao Estado, até 2016, avaliadas em 316 milhões de euros pela Christie’s, em 2006, acordo esse que foi renegociado com o Governo no ano passado, passando a ser renovável.

Até 1 de maio as entradas vão continuar a ser gratuitas e passam, nesse dia, a custar cinco euros, com descontos para jovens, séniores e visitantes com mobilidade reduzida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Museu Berardo é o 65º mais visitado no mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião