IRS pode baixar em 2018, diz secretário de Estado do Orçamento

  • ECO
  • 1 Abril 2017

O secretário de Estado do Orçamento, João Leão, confirmou em entrevista ao Expresso que pode haver uma redução global do esforço dos contribuintes portugueses no próximo ano.

Os portugueses poderão sentir um alívio na fatura a pagar de IRS no próximo ano. Quem o diz é João Leão, secretário de Estado do Orçamento, que em entrevista ao Expresso (acesso pago), confirmou a possibilidade de ocorrer uma redução global do esforço dos contribuintes nacionais, em 2018.

“É possível que, ao nível do IRS, haja uma redução para 2018”, disse João Leão. Esta confirmação surge escassos dias depois de o próprio ministro das Finanças, Mário Centeno, ter admitido que os contribuintes mais necessitados poderão beneficiar de uma redução no IRS do próximo ano. Mário Centeno, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, admitiu esta semana que a medida está a ser estudada pelo seu ministério e que poderá ser apresentada neste mês de abril, no âmbito da atualização do Programa de Estabilidade que o Executivo terá de apresentar no final de abril na Assembleia da República e junto das instituições europeias.

A revisão dos escalões de IRS foi um dos temas abordados na entrevista concedida ao Expresso na edição deste fim de semana. João Leão assumiu que este tema tem sido discutido entre a maioria parlamentar e o Governo, realçando contudo que a margem orçamental “é limitada”. “É importante garantir que quem mais precisa e tem mais necessidade possa ser beneficiado“.

De recordar que, em 2013, o então ministro das Finanças, Vítor Gaspar, alterou os escalões do IRS – Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares — eliminando três escalões, passando assim de oito para cinco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRS pode baixar em 2018, diz secretário de Estado do Orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião