Dividendos baralham as contas da OPA

A OPA é de 6,80 euros, mas a EDP pode acabar por pagar menos pela EDP Renováveis. Como? Basta que o processo se atrase e a empresa de energias verdes pague o dividendo que propôs.

A EDP lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis. A contrapartida é de 6,80 euros, mas o valor final poderá acabar por ser mais baixo caso a empresa liderada por Manso Neto distribua, como está previsto, parte dos lucros registados no ano passado sob a forma de dividendos.

“A contrapartida oferecida é de 6,80 euros por ação, deduzido de qualquer montante (ilíquido) que venha a ser atribuído a cada ação, seja a título de dividendos, de adiantamento sobre lucros de exercício ou de distribuição de reservas”, refere a EDP no comunicado enviado à CMVM.

A EDP refere que será feita a “dedução a partir do momento em que o direito ao montante em questão tenha sido destacado das ações e se esse momento ocorrer antes da liquidação financeira da oferta”, sendo que de acordo com a estimativa da própria empresa tal deverá acontecer no segundo ou terceiro trimestres.

Ora, a EDP Renováveis é uma das cotadas da bolsa portuguesa que paga dividendos. Entrou em bolsa em 2008, mas só começou a remunerar os acionistas em 2013, com base nas contas de 2012. Começou com 3,16 cêntimos, subiu para quatro cêntimos, valor que pagou por duas vezes, e depois aumentou para cinco cêntimos. E é esse o valor que vai pagar este ano.

"A contrapartida oferecida é de 6,80 euros por ação, deduzido de qualquer montante (ilíquido) que venha a ser atribuído a cada ação, seja a título de dividendos, de adiantamento sobre lucros de exercício ou de distribuição de reservas.”

EDP

A EDP Renováveis registou uma forte quebra nos resultados líquidos do último ano. Encolheram em 66%, essencialmente devido a efeitos não recorrentes positivos em 2015 e negativos em 2016. Apesar disso, a empresa liderada por Manso Neto manteve a intenção de distribuir um dividendo de cinco cêntimos por ação. Caso seja pago antes do fim da OPA, a contrapartida cai para 6,75 euros.

Dividendos não apagam perdas da OPV

A EDP Renováveis foi colocada no mercado em 2008. Na altura, a EDP vendeu 25% do capital da empresa de energias renováveis através de uma Oferta Pública de Venda (OPV). Nessa operação, as ações foram vendidas a 8,00 euros. Muitos pequenos investidores participaram na operação, sendo que quem manteve os títulos e vender na OPA, perde dinheiro.

Quem ainda mantém os títulos da OPV poderá perder 15% do investimento realizado caso decida participar na operação proposta pela EDP, isto sem considerar os dividendos entretanto recebidos. Mas mesmo tendo em conta os 16,16 cêntimos auferidos por estes investidores, vender na OPA resultará numa perda de 13% do investimento.

Este é um cenário bastante distinto para aqueles investidores que aproveitaram para comprar ações da EDP Renováveis quando estas atingiram o mínimo histórico de 2,314 euros no verão de 2012.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dividendos baralham as contas da OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião