Novo Grand Scénic desenhado à luz da Espace

Há um novo Grand Scénic. Mantém o ADN das gerações anteriores, mas com um desenho bem mais atraente, fazendo lembrar a Espace. Os preços começam nos 35 mil euros.

Há um novo Grand Scénic. Desenhado à luz do Espace, o monovolume compacto da Renault conjuga uma estética atrativa com um interior espaçoso capaz de transportar sete passageiros. E vem carregado de tecnologia, tanto destinada ao entretenimento como à ajuda à condução. E, claro, de segurança. Tudo isto por valores a partir de 35 mil euros.

O Grand quer dizer isso mesmo. Estamos a falar de um monovolume com dimensões generosas (tem 4,63 metros de comprimento), mas nem por isso deixa de apresentar linhas atraentes. A pintura bi-tom, as jantes de 20 polegadas, mas também a distintiva assinatura luminosa, marcam a diferença entre a proposta da Renault das demais.

RENAULT GRAND SCENIC IV (RFA) – DYNAMIQUE

As dimensões por fora fazem-se sentir no interior, onde a marca promete, entre outros, conforto aos passageiros. “Os bancos dianteiros, com espuma de dupla densidade, mais parecem poltronas”, diz a marca, salientando que Estes “são herdados do Renault Espace”. Não só têm ajustes elétricos como função de massagem e aquecimento.

“Como não podia deixar de ser, a modularidade é uma das características principais do novo Renault Grand Scénic” que conta com sete lugares. Com o “One Touch Folding”, é possível rebater automaticamente os bancos traseiros para obter, assim, um piso plano para maior capacidade de carga. Mesmo sem esse sistema, o porta-bagagens conta com um volume de 596 litros.

Um tablet que controla tudo

Há, no interior, “poltronas” para todos os ocupantes. Mas além do conforto, a Renault injetou uma dose elevada de tecnologia neste novo monovolume. O maior destaque vai para o imponente ecrã de 8,7 polegadas – um autêntico tablet – colocado na consola central, que concentra os controlos de praticamente tudo no automóvel.

“Com grafismos sofisticados e intuitivos é o centro de comando do sofisticado sistema R-Link 2, que inclui a navegação 3D, telefone, aplicações, rádio (associado ao irrepreensível sistema áudio BOSE Surround), ar condicionado, correio eletrónico, entre outras funções, como a tecnologia MULTI-SENSE”, diz a marca.

Esta tecnologia é complementada por toda a outra, centrada nas ajudas à condução e à segurança. De destacar o sistema de travagem ativa de emergência (também com deteção de peões), regulador de velocidade adaptativo, assistente de manutenção de via, alerta de deteção de fadiga, alerta de transposição involuntária de via, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, aviso de ângulo morto, câmara de marcha atrás, comutação automática dos faróis de máximos para médios, ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist.

Três motores a gasóleo

O Grand Scénic está disponível com três motorizações a diesel. A marca francesa disponibiliza desde a versão a gasóleo com 110 cv como a de 130 cv, mas para quem procura um monovolume mais expedito também há uma solução. A Renault disponibiliza o motor com 160 cv que conta com dois turbos.

Este motor conta com um turbo de muito baixa inércia, que permite fazer arranques e respostas enérgicas logo a partir dos baixos regimes e um segundo turbo que surpreende pelas excelentes recuperações e rápidas acelerações. Ainda assim, promete consumos reduzidos. Mas para poupar na altura de pagar as portagens é preciso estar equipado com Via Verde. Só assim será “taxado nas portagens nacionais como Classe 1”, refere a marca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Grand Scénic desenhado à luz da Espace

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião