FBI acredita que círculo próximo de Trump esteve em contacto com russos

  • Lusa
  • 23 Março 2017

O FBI diz que os contactos tiveram, “possivelmente”, como objetivo coordenar a divulgação de informações para prejudicar a rival de Trump nas eleições.

O FBI suspeita que pessoas do círculo próximo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estiveram em contacto com os russos durante a passada campanha eleitoral na Casa Branca, diz a CNN.

Estes contactos, segundo a estação televisiva, que cita funcionários norte-americanos que falaram sob a condição de anonimato, “possivelmente” tiveram como objetivo coordenar a divulgação de informações para prejudicar a rival de Trump nas eleições, a candidata democrata Hillary Clinton.

O diretor do FBI, James Comey, compareceu na segunda-feira no Congresso, onde confirmou que a polícia federal norte-americana está a investigar a suposta ingerência do Kremlin nas eleições presidenciais, bem como os possíveis contactos entre o círculo de Trump e os russos.

“Isso inclui investigar a natureza de qualquer vínculo entre indivíduos associados com a campanha de Trump e o Governo russo, e se houve alguma coordenação entre a campanha e os esforços da Rússia”, assinalou James Comey.

Segundo a CNN, o FBI suspeita que estes contactos tenham sucedido, apesar de tal não constituir uma informação “conclusiva” nesta fase da investigação.

O FBI continua a rever registos de viagens, informação dos serviços secretos, registos telefónicos e dados de reuniões.

Questionada pela CNN, a Casa Branca não quis comentar esta informação, embora na segunda-feira tenha negado a existência de provas da suposta conspiração eleitoral entre a campanha de Trump e o Kremlin.

O porta-voz da Casa Branca Sean Spicer salientou que investigar essa presumível conivência entre a equipa de Trump e a Rússia e “ter provas disso são duas coisas diferentes”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FBI acredita que círculo próximo de Trump esteve em contacto com russos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião