Viaduto de Alcântara em risco. Trânsito cortado

  • Lusa
  • 22 Março 2017

A circulação rodoviária no viaduto de Alcântara está interrompida devido a um desvio num pilar que pode colocar a estrutura em risco. Comboios já circulam, mas devagar.

A circulação ferroviária já foi retomada, embora com limites. O trânsito automóvel continua cortado.Paula Nunes/ECO

O trânsito em Alcântara está interrompido desde as 8h00 devido a um desvio no pilar do viaduto de Alcântara que pode colocar a estrutura em risco, disse à Lusa fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Além da circulação automóvel, também a de comboios (Linha de Cascais) teve de ser interrompida, por questões de segurança, porque a passagem dos comboios por baixo do viaduto “provoca vibração que pode aumentar o risco”.

A circulação ferroviária na entre Algés e Cais do Sodré foi, entretanto, retomada às 11h nos dois sentidos, embora com uma limitação de 10 Km/h neste troço, disse fonte da Câmara de Lisboa.

Os passageiros têm utilizado autocarros da Carris para a ligação entre Algés e o Cais do Sodré, devido ao perímetro de segurança montado em torno do viaduto. Em declarações aos jornalistas no local, o vereador da Proteção Civil, Carlos Castro, referiu, cerca das 9h40, que está a ser feita uma avaliação técnica do viaduto, após ter ocorrido uma “deslocação da estrutura”. Para assegurar o perímetro necessário de segurança ao viaduto de Alcântara encontram-se no local operacionais do Regimento Sapadores de Bombeiros e elementos da Polícia Municipal de Lisboa.

O acompanhamento da circulação rodoviária está a ser feito “quer pela equipa da Divisão de Trânsito da Polícia Municipal, quer pela Divisão de Trânsito da PSP”, indicou o vereador da Segurança e da Proteção Civil da Câmara de Lisboa.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança no local.Paula Nunes/ECO

O trânsito na avenida da Índia – artéria localizada por debaixo do viaduto de Alcântara – está cortado, pelo que a circulação automóvel está a ser desviada para a rua da Junqueira. Na avenida de Brasília – artéria paralela à avenida da Índia e que também se localizada por debaixo do viaduto de Alcântara – o trânsito está a circular normalmente. “Na avenida da Índia, os carros não são permitidos circular deste lado interior da cidade. Junto do rio, está a decorrer a circulação normalmente”, referiu Carlos Castro.

Uma testemunha que se encontrava pelas 8h30 no interior do comboio que seguia com destino ao Cais do Sodré, que estava parado há cerca de 15 minutos entre Belém e Alcântara, disse à Lusa que o revisor informou os passageiros de que havia um problema no viaduto de Alcântara. “Além disso também fomos informados pelo sistema de som que devido a acidente havia uma perturbação prolongada na circulação ferroviária”, contou.

(Notícia atualizada às 11h13 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viaduto de Alcântara em risco. Trânsito cortado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião