BioMimetx recebe 1,4 milhões de fundos europeus

  • Juliana Nogueira Santos
  • 21 Março 2017

A startup portuguesa que está a desenvolver um aditivo verde para tintas marinhas que impede o crescimento organismos nos cascos das embarcações recebeu 1,4 milhões através de um fundo comunitário.

A BioMimetx, uma startup portuguesa que dedica ao desenvolvimento de soluções sustentáveis para travar o crescimento de organismos nos cascos das embarcações, obteve 1,4 milhões de euros através do Horizonte 2020, um fundo gerido pela Comissão Europeia.

Este prémio vai ser utilizado para desenvolver o BMX-11, um aditivo para tintas marinhas que impede o crescimento de incrustações nas embarcações ou em estrutura submersas, que, ao contrário dos utilizados atualmente, não é tóxico, não tem impacto ambiental nem restrições regulamentares.

Os próximos passos da empresa serão finalizar a formulação do aditivo, concluir o registo do produto nos Estados Unidos e começar o registo na Europa. Para isto serão também utilizados os 1,6 milhões que a empresa conseguiu angariar numa ronda de financiamento liderada pela Caixa Capital.

Patrick Freire, co-fundador da BioMimetx, afirmou que “para além do selo de excelência e reconhecimento da Comissão Europeia”, esta verba permite-lhes “acelerar o desenvolvimento do BMX-11 e oferecer ao mercado um agente antivegetativo verde que seja eficiente”.

Este programa comunitário, que tem como principais destinatários as pequenas e médias empresas europeias que mostrem um alto nível de inovação e um igual potencial de crescimento, premiou mais três startups portuguesas entre milhares de empresas europeias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BioMimetx recebe 1,4 milhões de fundos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião