Candidato às presidenciais francesas e mulher chamados a depor

Fillon é acusado de ter criado um esquema para remunerar a mulher por um emprego que ela não desempenhava.

François Fillon, candidato às eleições presidenciais de França, teve de cancelar uma visita a uma feira agrícola em Paris porque foi chamado por juízes de instrução para depor, avança o jornal francês Le Journal du Dimanche. A sua mulher, Penelope Filon — que o site Mediapart chegou a noticiar que tinha sido detida, informação entretanto desmentida –, também foi chamada e está a depor.

Em causa está uma polémica que tem vindo a manchar a campanha de Fillon. O candidato à presidência e antigo primeiro-ministro francês é acusado de ter criado um esquema para remunerar a mulher, com dinheiros públicos, por um emprego que ela não desempenhava no Parlamento. O inquérito já foi alargado aos empregos dos seus filhos.

Este mês, em conferência de imprensa, o candidato às presidenciais negou que tenha agido de forma ilegal, ainda que reconheça ter empregado a sua mulher enquanto assistente parlamentar. São factos “reais”, mas “legais e transparentes”, sublinhou. Apesar de negar as acusações, a justiça francesa poderá agora avançar com uma investigação sobre as finanças da família Fillon, avança a Bloomberg.

Entretanto, Fillon anunciou que vai fazer uma declaração às 12h00, em Paris, na sede da sua campanha. Para já, os seus porta-vozes garantem à imprensa francesa que Fillon se mantém na corrida.

Notícia atualizada às 10h49 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Candidato às presidenciais francesas e mulher chamados a depor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião