Lone Star faz lista de créditos perdidos no Novo Banco

  • ECO
  • 7 Fevereiro 2017

A gestora que está na linha da frente para a compra do Novo Banco fez uma lista de créditos que não conseguirá recuperar. Vai usar este rol para exigir garantias ao Estado na compra.

A Lone Star, empresa na linha da frente para a compra do Novo Banco, identifica uma série de créditos considerados incobráveis na instituição liderada por António Ramalho. Entre esses estão dívidas de José Guilherme no valor de 200 milhões de euros, mas também do empresário madeirense Joe Berardo. Perante esta lista, o fundo pretende garantias estatais no caso de fechar a compra do banco.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios (acesso condicionado), que afirma que estes créditos se encontram na lista de ativos problemáticos para o banco, para os quais não existe qualquer garantia de pagamento.

Em relação à dívida de José Guilherme, esta terá sido já renegociada há cerca de um ano — o que quereria dizer que o Novo Banco estava à espera de recuperar os ativos. A Lone Star não segue esta expectativa. Em relação a Berardo, ainda não é conhecido qualquer valor, sabendo-se apenas que este chegou a contrair créditos na ordem dos 300 milhões.

O jornal afirma que, além de créditos, a lista de ativos problemáticos incluí imóveis penhorados e outros ativos com valor de balanço mais elevado que a avaliação da gestora. Esta solução de investigar os créditos que podem constituir risco vem no seguimento da indisponibilidade do Governo para avaliação de todos os ativos problemáticos do banco.

A gestora norte-americana pede ao Estado uma garantia para cobrir problemas como estes e outros que ainda não tenham sido assinalados pelo Novo Banco, mas que ainda podem surgir à medida que o processo avança. Esta pode chegar aos 2.500 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lone Star faz lista de créditos perdidos no Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião