Refugiados: Anónimos doam 24 milhões em 48 horas

  • Juliana Nogueira Santos
  • 31 Janeiro 2017

Depois de ter conseguido travar a proibição da entrada de muçulmanos no país, a ACLU, uma associação humanitária americana,recebeu mais de 24 milhões de dólares em donativos online em apenas 48 horas.

aclu_donationsSão cada vez mais — e maiores — as reações à ordem executiva assinada na sexta-feira pelo novo presidente dos Estados Unidos. Depois de ter visto a sua ação contra esta decisão aprovada pela juíza federal de Nova Iorque, Association Civil Liberties Union — ACLU — recebeu, nas 48 horas seguintes, mais de 24 milhões de dólares em donativos online.

A associação, que normalmente recebe apenas quatro milhões por ano, não só recebeu doações de 356 mil pessoas, como conseguiu angariar mais de 150 mil novos membros.

“Este é o Efeito Trump”, afirmou o presidente da ACLU Anthony D. Romero em declarações ao New York Times. “Essas 400 mil pessoas que doaram, nós não fomos atrás delas; elas vieram ter connosco. Aliás, o nosso site foi abaixo porque tivemos tantos donativos.” Os protestos que tiveram — e continuam — a ter lugar um pouco por todo o país ilustram perfeitamente este “efeito”.

A ajudar à angariação deste valor estiveram também os vários apelos feitos por celebridades que afirmaram que iriam igualar o valor doado. Sia, Rosie O’Donnel e Jessie Tyler Fergunson foram alguns dos muitos nomes a juntarem-se ao movimento #resist. A Lyft, concorrente da Uber, também prometeu doar 4 milhões à ACLU ao longo dos próximos quatro anos.

A União das Liberdades Civis na América já tinha prometido, aquando da eleição de Trump, que “iria estar vigilante” durante todo o seu mandato. Não foi preciso muito tempo até ter de entrar em ação pela primeira vez.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Refugiados: Anónimos doam 24 milhões em 48 horas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião