Bolsa perde 1.000 milhões num único dia

  • Leonor Rodrigues
  • 30 Janeiro 2017

Apenas uma cotada terminou a sessão desta segunda-feira em terreno positivo. A desvalorização dos CTT, BCP e energéticas ditaram perdas de 1.000 milhões de euros na bolsa portuguesa.

Foi um mau dia para os CTT. As ações da empresa caíram mais de 13% e arrastaram a bolsa portuguesa para terreno negativo. A contribuir para a queda do índice português esteve também – mais uma vez – o BCP e as energéticas.

A semana não começou da melhor maneira para a bolsa lisboeta que, no total perdeu cerca de 1.000 milhões de euros. O PSI-20 encerrou a desvalorizar 2,79% para os 4.481,32 pontos e apenas a Pharol terminou a sessão desta segunda-feira acima da linha de água.

Gráfico: cotação do PSI-20

Os CTT terminaram o dia com uma forte desvalorização: 13,99% para os 5,17 euros por ação, depois de a empresa ter revisto em baixa as perspetivas para a sua atividade. Também o BCP continua em queda e hoje perdeu 4,63% para os 14,62 cêntimos por ação, assim como os direitos, que esta segunda-feira negociaram pela última vez em bolsa. Perderam 20,98% para os 58 cêntimos.

A recuar esteve ainda o setor energético. A EDP e a EDP Renováveis desvalorizaram 1,6% para os 2,7 euros e 1,07% para os 6 euros, respetivamente, assim como a Galp (-2,23%) e a REN (-1,74%). Em terreno positivo só mesmo a Pharol, que hoje subiu 1,59 % para os 26 cêntimos por ação.

Lisboa seguiu assim a tendência de perdas dos mercados internacionais e a ordem de Donald Trump, presidente dos EUA, para travar a entrada de refugiados no país está a afetar o sentimento dos investidores também no Velho Continente. Esta segunda-feira praticamente todas as praças sofreram desvalorizações: Atenas perdeu mais de 3%, seguida das praças de Lisboa e Milão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa perde 1.000 milhões num único dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião