5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Hoje é o dia que marca uma viragem política económica nos EUA e, por arrasto, no resto do mundo. Donald Trump toma posse às 12h30 de Lisboa.

Hoje é dia D, de Donald Trump. O 45.º presidente dos Estados Unidos toma posse esta manhã (serão 12h30 em Lisboa) e os mercados vão reagir. Por cá, continua a decorrer o aumento de capital do BCP, numa sessão em que estarão proibidas as vendas a descoberto das ações do banco, por decisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois do tombo de quinta-feira.

Dia D, de Donald

Às 9h30 de Washington, 12h30 de Lisboa, Donald Trump toma posse como 45.º presidente dos Estados Unidos. A incerteza em torno das políticas que serão implementadas por Trump tem deixado os investidores nervosos nos últimos dias, numa altura em que instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) temem a “incerteza em torno da orientação política da nova administração dos EUA e as suas ramificações globais”. O maior risco, para já, é a promessa de um estímulo fiscal mais elevado no curto prazo, além da introdução de políticas protecionistas, com limitações à circulação de bens e de pessoas.

Vendas a descoberto no BCP estão proibidas

No primeiro dia de aumento de capital, os direitos que dão acesso a 15 títulos do banco afundaram mais de 40%, levando as ações do BCP a derrapar 11,37%. A queda levou a CMVM a proibir a venda a descoberto das ações do banco na sessão de hoje, para evitar que os investidores apostem em desvalorizações. Resta saber se o BCP vai manter hoje a tendência de queda.

China divulga evolução do PIB

A China divulga os dados da evolução do PIB no quarto trimestre de 2016, depois de as autoridades chinesas já terem dito que o país vai alcançar as metas traçadas para o conjunto do ano. Os economistas consultados pela Bloomberg estimam que o PIB chinês tenha crescido 6,7% no último trimestre do ano passado, em linha com o crescimento do trimestre anterior. Serão ainda divulgados os dados de dezembro relativos à produção industrial, vendas do retalho e investimento urbano.

Banco de Portugal mede a atividade económica

O Banco de Portugal divulga os indicadores coincidentes, que permitem medir a evolução da atividade económica e o consumo privado. Nos últimos meses, o indicador para a atividade económica tem-se mantido estável, entre os 0.5 e 0.6 pontos. Já o indicador para o consumo privado tem estado nos 1.9 pontos.

BCE revela dados dos fundos de investimento

O Banco Central Europeu divulga as mais recentes estatísticas dos fundos de investimento da zona euro, relativas a novembro de 2016. Por cá, o retrato não é animador. Segundo os dados da APFIPP, os fundos de investimento nacionais sofreram resgates líquidos próximas dos mil milhões de euros no ano passado, o maior nível de saídas desde 2011.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião