Isabel dos Santos ainda não decidiu sobre posição no BPI

A EBA assume que a empresária angolana vai sair do BPI, mas Isabel dos Santos ainda não tomou uma decisão sobre a venda ou não na OPA do CaixaBank que aguarda o registo na CMVM.

A Autoridade Bancária Europeia dá como certa a saída de Isabel dos Santos do capital do BPI, mas a empresária mantém a dúvida sobre o que irá fazer. O ECO sabe que a Santoro ainda não tomou qualquer decisão sobre a sua participação no capital do banco português que está a ser alvo de uma OPA do CaixaBank.

A Santoro está a aguardar o registo da OPA dos espanhóis na CMVM, pretendendo esperar para conhecer condições finais da oferta dos espanhóis para tomar uma decisão sobre se vende ou não a sua posição. Isabel dos Santos é a segunda maior acionista do BPI, com 18,6% do capital.

O CaixaBank oferece 1,134 euros por cada ação do BPI, mas o prospeto da operação ainda não foi aprovado pelo regulador do mercado de capitais português. No decorrer desta OPA, o BPI negociou com Isabel dos Santos a venda de 2% do BFA, permitindo à empresária ficar com o controlo do banco angolano.

A perspetiva é de que Isabel dos Santos possa desinvestir no BPI, isto numa altura em que reforçou no BCP. A saída do capital do BPI é assumida pela EBA numa carta enviada em dezembro em resposta a cinco eurodeputados por preocupações no controlo de participações qualificadas em bancos.

Nessa carta, a EBA refere que a OPA ao “BPI por parte de outra instituição de crédito irá suprimir a posição qualificada da senhora dos Santos” neste banco, sendo que os receios da autoridade de supervisão bancária estejam centrados no BIC, do qual Isabel dos Santos detém 42,5%.

A EBA pediu ao Banco de Portugal que este assegure “a adoção de todas as medidas necessárias para a supervisão específica da instituição de crédito e para assegurar a eficácia das regras adotadas sobre a governança corporativa e a luta contra a lavagem de dinheiro no contexto dos acionistas do banco BIC”.

(Notícia atualizada às 12h00 com a contextualização da EBA)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel dos Santos ainda não decidiu sobre posição no BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião